As provas teórico-objetivas do concurso da Guarda Municipal de Porto Nacional aconteceram na manhã de domingo, 12, em seis locais da cidade. O certame, que oferta 29 vagas para preenchimento imediato e 20 para cadastro reserva, contou com mais de 2,9 mil inscritos, destes 2.103 compareceram para a realização da prova, configurando mais de 70% de presentes e 27% de abstenção.
Para o superintendente de Segurança Pública e Defesa Civil de Porto Nacional, Marcilio Alves Parente, as expectativas com a realização do concurso é a melhora na qualidade da segurança para a população. “Nós precisamos levar segurança para a sociedade, trabalhando em parceria com outras instâncias, é um trabalho em conjunto. Ao final desse certame nós conseguiremos ter mais que o dobro do número de Guardas Municipais e isso vai impactar diretamente os nossos distritos e regiões e criando novos projetos na área de segurança, como a patrulha da Guarda Municipal nas escolas”, relatou o superintendente.
A comandante da Guarda municipal, Adriana Carneiro, detalha mais sobre as etapas do concurso. “Após essa fase, os aprovados farão o teste de aptidão física, que também é uma fase eliminatória. Depois vem o exame psicológico e a avaliação médica. Nós esperamos que esse novo agrupamento venha fortalecer ainda mais a nossa instituição”, pontuou.
Amanda Nogueira foi uma das candidatas. Segunda ela, essa é uma oportunidade não só de alcançar o sonho de passar em um concurso público, mas também de contribuir com a cidade. “Estou com muita expectativa, sei que são muitas fases, mas venho me preparando para isso. Espero alcançar o sonho de passar em um concurso, ainda mais um que contribui diretamente na vida da comunidade que é a segurança pública”, revelou a candidata.
O gabarito preliminar já está disponível. Para acompanhar o cronograma e os resultados de todas as etapas, o candidato deve acompanhar o site da empresa responsável pelo certame: www.fundatec.org.br.