Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação Sesc/TO

Foto: Divulgação Sesc/TO

Palmas será palco da 5ª Final Nacional de Vôlei Adaptado à Melhor Idade, evento que acontecerá entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2025. A competição, que reúne atletas da terceira idade de diversas regiões do Brasil, é organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA) e a Associação Palmas Convention & Visitors Bureau. A agenda é fomentada pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Turismo, e tem patrocínio do Fecomércio Sesc/Senac, Yano, Sesi, Nutro Life Especialidade e Mix Alimentos, GO Eyewar e Fórmula Mais.

A cerimônia de abertura será realizada no dia 23 de janeiro de 2025, no Auditório do Palácio do Araguaia, às 9h da manhã. O evento promete reunir autoridades, atletas e amantes do esporte para celebrar essa importante competição voltada à promoção da saúde e qualidade de vida para a melhor idade.

Os jogos serão disputados em duas sedes: a Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso e o Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya. Durante os dias de competição, equipes de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Tocantins e Bahia estarão em Palmas para disputar partidas acirradas e demonstrar talento, espírito esportivo e superação.

O Vôlei Adaptado é uma modalidade que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, promovendo a inclusão e incentivando a prática esportiva entre idosos. A realização da 5ª Final Nacional em Palmas reforça a importância do esporte como ferramenta de bem-estar e integração social.

“Nossa principal expectativa é expandir a modalidade para as regiões Norte e Nordeste do Brasil,” destaca Lucas Dimarco, presidente da CBVA.

Segundo o Presidente do Cetur Fecomércio e do Palmas Convention, Marcelo Perim, “o evento representa o sucesso das ações das entidades no sentido de aumentar o fluxo turístico na região”.

A diretora regional do Sesc-TO, Alexandra Bramatti, analisa que a participação do Sesc como patrocinador ouro está alinhada ao trabalho já exercido pela instituição. "O apoio do Sesc e envolvimento do Sistema Fecomércio na realização de uma ação deste porte impulsiona o turismo e contribui para desenvolvimento econômico local, além de dar destaque ao esporte, saúde e lazer, que são áreas importantes e trabalhadas pelo Sesc, que já oferece diversos serviços neste sentido. Além do nosso projeto chamado Vida Ativa que realiza ações voltadas ao público da melhor idade”, pontua.

A capital está sendo preparada para receber aproximadamente 1000 atletas com idade mínima de 45 anos e visitantes, com uma estrutura adequada e uma programação especial, garantindo um evento de alto nível para participantes e público.