Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Ascom Coapa

Foto: Ascom Coapa

Em 2025, a Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região chegou à sua 15ª edição. O evento, organizado pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), é um dos principais quando se fala em difusão de novidades e tecnologias voltadas à produção de grãos, troca de experiências e atualização para produtores rurais, profissionais do agronegócio e outros interessados no tema. 

A última edição, realizada no dia 24 de janeiro, na Fazenda Uruçu, em Pedro Afonso, reuniu cerca de 700 pessoas. Pelo terceiro ano seguido, o Sistema Faet/Senar foi parceiro da Coapa na realização. A jornada ainda recebeu apoio do Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região (SIRPAR) e de 17 empresas dos segmentos de sementes, defensivos, fertilizantes, máquinas, equipamentos, finanças e de internet. São elas: J&H Sementes, Uniggel, Grupo Progresso, SeedCorp HO, LG Sementes, Nortox, Agripon, JCO, Yara, Fabiano Parafusos, MaqCampo John Deere, Grandtec, Sicredi, Marca Motors, Autovia Fiat, Grão de Ouro e Movi Conect. 

Dinâmica

Em uma área experimental com 16 hectares onde foram instaladas 21 estações, profissionais de cinco empresas desenvolvedoras e produtoras de sementes explanaram sobre potencial produtivo, adaptabilidade aos solos da região, práticas mais eficientes e sustentáveis para o cultivo da oleaginosa e sanidade, além de responderem questionamentos dos participantes. Na sede da Fazenda Uruçu, empresas de diferentes segmentos expuseram máquinas e equipamentos agrícolas de última geração, bioinsumos, fertilizantes e veículos, e ainda disponibilizaram serviços nas áreas financeira e de internet.

Impulso na produtividade

Em um mercado cada vez mais competitivo, a informação confiável é apontada como uma das principais ferramentas para alavancar os índices de produtividade das lavouras de forma sustentável. Neste contexto, o presidente da COAPA, Ricardo Khouri, lembra que a Jornada Tecnológica tem como foco a geração de dados confiáveis.

O dirigente destaca que o uso de cultivares e técnicas apresentadas na jornada, bem como os investimentos em máquinas agrícolas modernas e a aplicação de técnicas de manejo mais eficazes, refletem no aumento da produtividade na região. “Um exemplo é que há 15 safras tínhamos níveis de produtividade em torno de 40 a 45 sacas por hectare e, hoje, se alcança até 80 sacas na mesma área. É uma demonstração inequívoca de que o potencial genético das cultivares de soja e as técnicas aplicadas se aprimoraram”, explicou Khouri, ressaltando ainda a importância da parceria entre a Coapa e as empresas sementeiras.

A presidente do Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região (SIRPAR), Simone Sandri, também considera a Jornada Tecnológica fundamental para o aumento no desempenho das lavouras. “Quando começamos a plantar, colher 40 sacas por hectare era ter uma super safra. Atualmente, se colhe até mais que o dobro, graças à tecnologia, inovação e pesquisa. A jornada possibilita ao agricultor conhecer novas cultivares para melhorar sua produtividade e ganhos financeiros”, disse Simone, que também destacou a importância da união da Coapa com o Sistema Faet/Senar, o Sindicato Rural e empresas que participam da jornada.

Para o agricultor Luiz Gilberto Ramos, proprietário da Fazenda Uruçu, que há 11 anos sedia o evento, a jornada auxilia o produtor na tomada de decisão. “No evento, o produtor recebe dados confiáveis e conhece materiais com maior potencial produtivo e mais adaptados à nossa região. Isso diminui a chance de errar”, avalia o agricultor.

Ampla participação

Ao comemorar o êxito de mais uma jornada, o superintendente Juliano Ribeiro ressaltou a presença massiva dos associados da Coapa nas atividades, superando edições anteriores. “Recebemos cooperados de vários municípios, muitos deles novatos que participaram pela primeira vez e elogiaram a organização”, explicou. O executivo também chamou atenção para a apresentação de novas cultivares para plantio na região, garantindo novos patamares de produção. (Coapa)

Foto: Divulgação Coapa