Dispositivo central na estratégia de enfrentamento da violência contra a mulher no país, a Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180 totalizou, em 2024, 4.353 atendimentos registrados no Tocantins, um aumento de 18,26% em relação ao ano anterior, quando 3.681 foram computados. No ano passado, no Tocantins, houve aumento de 14,75% no número de denúncias, passando de 549 em 2023 para 630 em 2024. Desse total, 576 foram recebidas por telefone e 48 por WhatsApp.
Entre as denúncias no ano passado, 365 foram apresentadas pela própria vítima, enquanto 264 foram por terceiros. A residência compartilhada por vítima e suspeito ainda é o cenário onde mais situações de violência são registradas: 238 denúncias tinham este contexto. A casa da vítima também é lugar de parte das denúncias no Tocantins, com 229 casos.
Os dados apontam que há mulheres que vivenciam diariamente as situações de violências. No estado, a frequência diária foi relatada em 293 atendimentos, enquanto 104 disseram que as agressões ocorrem ocasionalmente. São as mulheres pretas e pardas as vítimas mais frequentes (449) e são esposos(as) e companheiros(as) – ou ex-companheiros(as) – aqueles que mais cometem atos violentos (297).
Para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o aumento significativo no número de atendimentos realizados pela central reflete a maior confiança da população brasileira, em especial das mulheres, no Ligue 180, que vem recebendo uma série de melhorias desde 2023, com a reestruturação prevista na retomada do Programa Mulher Viver sem Violência (Decreto nº 11.431/2023).
"Temos investido na capacitação das profissionais que realizam o atendimento e o acolhimento das mulheres, tanto para a informação sobre direitos e serviços da rede, como para o correto tratamento e encaminhamento das denúncias aos órgãos competentes, aumentando a confiança no canal. Além disso, temos intensificado as campanhas para ampliar a divulgação do Ligue 180, inclusive o atendimento no WhatsApp", explica a ministra.
Como acionar
Pode fazer a ligação gratuita (ligue 180) de qualquer lugar do Brasil, 24 horas, todos os dias da semana (inclusive finais de semana e feriados).
Em casos de emergência, deve ser acionada a Polícia Militar, por meio do telefone 190.
Pode acionar o canal via chat no Whatsapp, clique aqui: (61) 9610.0180 ou aponte a câmera para o QRCode. (Com informações/SecomPR)