Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Colégio Estadual Desembargador Virgilio de Melo Franco é referência em premiações nas olimpíadas.

Colégio Estadual Desembargador Virgilio de Melo Franco é referência em premiações nas olimpíadas. Foto: Divulgação Seduc

Foto: Divulgação Seduc Colégio Estadual Desembargador Virgilio de Melo Franco é referência em premiações nas olimpíadas. Colégio Estadual Desembargador Virgilio de Melo Franco é referência em premiações nas olimpíadas.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), incentiva escolas, professores e estudantes a participarem das olimpíadas escolares científicas como forma de os discentes terem mais oportunidades. E com esse incentivo, estudantes do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, de Paranã, se destacaram na 4ª edição da Olimpíada Camaleão de Química.

O aluno Antônio Barbosa da Silva Neto, de 19 anos, alcançou a nota máxima e ficou com a medalha de ouro. Os jovens Marcivânio Izídio de Souza, Ângelo Gabriel Amaral de Oliveira e João Pedro Figueiredo da Cunha conquistaram medalhas de prata. Os estudantes Iago Neves do Nascimento e Henrique Gabriel Soares de Souza ficaram com medalhas de bronze. 

Em 2024, a olimpíada teve como tema central Ações efetivas para preservar o meio ambiente, com o objetivo de mostrar, ao estudante, as possíveis soluções que podem ser tomadas por empresas ou por indivíduos que possam contribuir para melhorar as condições do meio ambiente.

O aluno Antônio Barbosa da Silva Neto, que concluiu o ensino médio em 2024 e, agora, cursa Gestão Pública, na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), falou com alegria de suas conquistas. “Eu estou muito grato por essas oportunidades. Tenho muito a agradecer ao meu professor orientador que me apresentou a olimpíada me dando a dádiva de fazer a diferença e trazer o ouro para o nosso estado”, explica.

Sobre os seus três anos no ensino médio, Antônio destaca o trabalho realizado pela escola. “Eu posso dizer que foi um ensino médio iluminado por Deus e pelas pessoas maravilhosas da escola, que acreditaram em mim e fizeram a diferença na minha vida. Eu agradeço ao Governo do Tocantins, a escola, principalmente, ao professor Waldisney Gonçalves de Almeida, que hoje é um pai para mim. Esse vínculo com o professor e com a escola me fez ser uma pessoa melhor em todos os sentidos. E levo aprendizagens para a vida”, ressalta.

O aluno João Pedro, de 17 anos, que também já concluiu o ensino médio, medalhista de prata, recebeu muitos prêmios no percurso do ensino médio. “Estou emocionado e honrado por ter conquistado mais esta medalha. A jornada foi cheia de desafios, mas cada momento de dedicação valeu a pena. Saber que estou entre os melhores em uma competição tão prestigiada é um sentimento indescritível. A competição foi extremamente intensa, com problemas complexos que exigiram um profundo conhecimento em equipe e em conteúdos de Química”, conta.

João Pedro fala da escola com muito carinho. “O Colégio Desembargador Virgílio é uma escola maravilhosa, com ótimos profissionais que me prepararam para o mundo lá fora dando ensinamentos e conselhos. Além disso, é uma escola que apoia os alunos a sonhar mais alto, por meio de olimpíadas e atividades curriculares”, esclarece.

O professor Jaylson Rychardsonn Araujo da Silva, que leciona Química, destaca o trabalho realizado. “Esse resultado é decorrente do empenho e dedicação dos alunos, bem como da parceria entre a gestão escolar e os professores”, comenta.

O professor Waldisney Almeida é responsável pela orientação e pela divulgação das olimpíadas na escola. “O resultado foi excelente. Começamos a participar dessa olimpíada em 2024 e conquistamos uma medalha de prata. Neste ano, fizemos a inscrição de 10 estudantes; e, desses, seis foram medalhistas. O nosso diferencial é o trabalho em equipe”, afirma. (SecomTO)