Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Coletivo SOMOS reuniu-se nessa quinta-feira, 13, com a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, para discutir pautas voltadas ao fortalecimento das políticas de igualdade e diversidade em Palmas. Durante o encontro, foram abordados temas como a reconstrução do Centro de Direitos Humanos da cidade, o incentivo às manifestações culturais e o apoio às religiões de matriz africana.

A porta-voz do coletivo, Thamires Lima, destacou a importância do diálogo com o Governo Federal para o avanço dessas pautas. “Foi um momento muito importante para reafirmarmos a necessidade de investimentos que garantam a dignidade e o respeito à diversidade em nossa capital. O fortalecimento do Centro de Direitos Humanos, por exemplo, é um passo fundamental e necessário para assegurar atendimento e suporte a quem mais precisa”, afirmou.

O co-vereador Alexandre Peara também ressaltou a relevância do apoio institucional às manifestações culturais. “A cultura popular tem um papel central na construção da identidade de nossa cidade. A capoeira, as batalhas de rima e outras expressões artísticas são ferramentas de transformação social e precisam ser valorizadas pelo poder público”, pontuou.

Já José Eduardo de Azevedo, secretário municipal da Igualdade Racial e Direitos Humanos, enfatizou a necessidade de garantir espaços de fortalecimento para as religiões de matriz africana. “As comunidades religiosas afro-brasileiras enfrentam desafios históricos de reconhecimento e respeito. Nosso compromisso é seguir trabalhando para que sejam fortalecidas institucionalmente na nossa cidade e que tenham condições dignas de culto e preservação de suas tradições”, disse.

A ministra Macaé Evaristo ouviu as demandas apresentadas e reforçou o compromisso do Governo Federal com a pauta dos direitos humanos. Segundo ela, “É uma alegria de receber vocês aqui no Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, eu acho que essa experiência de candidaturas coletivas é um exemplo pra nós, principalmente quando leva jovens, trabalhadores, trabalhadoras a esse espaço da política, no poder, e de estar com a caneta na mão pra fazer a diferença então, contem conosco do ministério, serão sempre muito bem vindos e muito sucesso nessa caminhada”, afirmou.