A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) promoveu nesta quarta-feira, 19, em seu auditório, o II Encontro Tocantinense de Novos Gestores, evento da entidade voltado a apresentar as pautas de interesse dos municípios, bem como para engajar os novos gestores na luta municipalista.
O evento foi prestigiado por autoridades institucionais e políticas, e por mais de 100 prefeitos que atenderam a convocação da ATM para participar do evento. “A ATM cumpre o seu papel de levar orientações e conhecimentos que contribuirão com a nossa gestão, além de nos atualizar sobre as pautas que merecem nossa atenção, empenho e atuação”, disse a prefeita de Lajeado, Márcia da Costa Reis Carvalho.
A senadora da República pelo Tocantins, professora Dorinha Seabra, palestrou sobre o Novo Fundeb e o Pac Seleções. A importância do Controle Externo foi tema da palestra do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), André de Matos Gonçalves, enquanto as parcerias e programas educacionais que podem ser estabelecidos entre Estado e Municípios foi pauta da palestra do Secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz.
O presidente da ATM, Diogo Borges, proferiu palestra sobre o Municipalismo e buscou engajar os gestores no movimento municipalista. Apresentou a origem das lutas em defesa dos Municípios, a consolidação das entidades municipalistas, as conquistas alcançadas pelos Municípios nos últimos 20 anos, além de chamar a atenção para as pautas atuais que carecem da união dos prefeitos e prefeitas.
Foto: Divulgação ATM“Atualmente, umas das pautas principais do movimento municipalista é a aprovação da PEC 66/2023, conhecida como PEC da Sustentabilidade Fiscal, que busca resolver a questão previdenciária dos Municípios, um dos principais gargalos enfrentados hoje pelos gestores. Atenção também para a aprovação da PEC 25/2022, que prevê o repasse adicional de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para março”, destacou Borges.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou da solenidade de abertura do encontro e enalteceu a realização do Encontro pela ATM. “Eu conheço bem a realidade dos Municípios, porque eu fui vereador cinco vezes. Aqui está o que pensa os prefeitos e aquilo que eles querem para a sua cidade. Continuarei trabalhando junto com vocês (prefeitos)” disse o governador.
Além do governador Wanderlei Barbosa, participaram da solenidade de abertura o vice-governador, Laurez Moreira, a senadora da República, Professora Dorinha Seabra, os deputados Federais, Carlos Gaguim e Ricardo Ayres, o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, deputados estaduais e representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
No período vespertino, subiu ao palco do Encontro para palestrar o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, que abordou sobre estratégias de arrecadação; o consultor técnico em saúde, Wilkey Fernando, que falou sobre cofinanciamento da Saúde; e o consultor técnico em finanças, Erson Pires de Freitas, falou sobre fortalecimento das finanças locais.