Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Ângelo Coronel (na tela) deve apresentar seu relatório final depois da reunião do STF

Ângelo Coronel (na tela) deve apresentar seu relatório final depois da reunião do STF Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Foto: Roque de Sá/Agência Senado Ângelo Coronel (na tela) deve apresentar seu relatório final depois da reunião do STF  Ângelo Coronel (na tela) deve apresentar seu relatório final depois da reunião do STF

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) convocou a reunião para votar o Orçamento deste ano para depois do Carnaval. O presidente da comissão, deputado federal Julio Arcoverde (PP-PI), agendou para terça-feira, 11 de março, a partir das 15h.

Antes dessa data, o relator, senador Angelo Coronel (PSD-BA), deverá apresentar o relatório final sobre o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 (PLN 26/2024).

A LOA de 2025 deveria ter sido aprovada no fim do ano passado pelo Congresso Nacional, mas questões políticas provocaram atrasos, como a votação da PEC do Corte de Gastos e a exigência de transparência nas emendas parlamentares. Quando o Congresso não aprova o Orçamento em dezembro, o Poder Executivo fica autorizado a realizar apenas despesas essenciais ou obrigatórias. 

Na próxima quinta-feira, 27, haverá nova reunião entre os Poderes para tratar das emendas de deputados e senadores ao Orçamento federal. O encontro é motivado pela ação movida pelo PSOL, que levou o ministro do STF, Flávio Dino, a determinar medidas que assegurem a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares. (Agência Senado)