Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Dicom SSP/TO

Foto: Dicom SSP/TO

Uma ação conjunta entre policiais civis da 34ª Delegacia de Filadélfia e agentes plantonistas da 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil de Araguaína, na tarde desse sábado, 29, resultou na prisão de um indivíduo de 24 anos apontado como o autor de um crime bárbaro, ocorrido em janeiro deste ano, em Filadélfia.

Ele foi preso em Araguaína, em cumprimento a mandado de prisão preventiva, expedido pelo juízo da 1ª Escrivaninha Criminal da Comarca de Filadélfia. A vítima, Maria Alves de Matos, com 79 anos à época, foi morta a facadas no dia 22 de janeiro de 2025, na zona rural de Filadélfia.

O delegado Charles Marcelo Arruda, responsável pelo caso, explica que logo depois do crime, que chocou a cidade de Filadélfia, os investigadores da 34ª DP iniciaram as diligências investigativas e conseguiram identificar o autor do homicídio, que teria ido até a chácara onde a vítima morava, e a matado com dezenas de facadas.

“Por meio das investigações, foi possível concluir que o homem surpreendeu a idosa sozinha e a atacou em frente a sua residência. Em seguida, ele arrastou o corpo da vítima e o colocou sobre a cama, onde continuou a desferir golpes, inclusive, foi constatado que o autor teria a intenção de esquartejar a vítima que tinha cortes profundos na região do pescoço”, disse.

Ainda de acordo com a PC/TO, após o fato o investigado voltou para sua casa em Filadélfia e foi internado na ala psiquiátrica do Hospital Regional de Araguaína, sendo que o juiz da Comarca determinou sua internação no Hospital Geral de Palmas, a fim de que fosse submetido a tratamento ambulatorial.

Porém, no dia 18 de março, o jovem recebeu alta médica com parecer de que estava apto a "voltar ao convívio da sociedade". Desse modo, acatando pedido feito pela Polícia Civil, o magistrado de Filadélfia decretou a prisão preventiva do indivíduo, a qual foi cumprida nesse sábado, em Araguaína.

Após ser conduzido até a sede da 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Araguaína, e ser submetido aos procedimentos legais cabíveis, o homem foi encaminhado a Unidade Regional Penal da cidade, onde aguardará manifestação da Justiça.

“Trata–se de uma prisão muito importante, tendo em vista a gravidade do crime praticado por esse indivíduo, que por pouco não consumou o esquartejamento do corpo da idosa, sem aparente motivo. Além disso, as investigações da Polícia Civil demonstraram que o autor é de alta periculosidade e já responde por crimes praticados contra a vida da própria mãe e do irmão”, frisou o delegado Charles.