Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fernando Wagner Malavazi/Embrapa

Foto: Fernando Wagner Malavazi/Embrapa

“Novas cultivares e novas tecnologias para a cultura do gergelim no estado do Tocantins” serão o destaque no dia de campo promovido pela Embrapa no próximo dia 25 de abril, das 9h ao meio-dia, na Fazenda Invernadinha, em Palmas. Entre os temas que serão abordados estão: Novas cultivares;  Extração e exportação de nutrientes; Sistema radicular do gergelim (com demonstração prática); Controle de plantas daninhas; Consorciação do gergelim e Doenças e como preveni-las. A empresa Atlas é parceira no evento, que está sendo organizado pelo pesquisador da Embrapa Algodão, Valdinei Sofiatti, que atua no Tocantins.

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o cultivo de gergelim no Tocantins apresentou um crescimento expressivo última safra. A área plantada saltou de 51,6 mil hectares para 87,2 mil hectares, um aumento de 87%. A produção também seguiu essa tendência, subindo 57% e passando de 24,9 mil toneladas para mais de 39 mil toneladas.

Segundo Sofiatti, o avanço à crescente demanda do gergelim no mercado internacional, especialmente no Oriente Médio. Países como Turquia, Israel e Arábia Saudita têm se destacado como grandes compradores do produto brasileiro.

“Outro ponto importante é que as empresas do setor estão estabelecendo parcerias com os produtores, fornecendo sementes, assistência técnica e garantindo a compra da oleaginosa”, explica o pesquisador. Essas estratégias têm contribuído para dar mais segurança ao agricultor e estimular ainda mais o cultivo do grão.

O cenário reforça o protagonismo do Brasil na exportação de gergelim e mostra o potencial do Tocantins como um dos polos emergentes dessa cultura agrícola. (Embrapa)