Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Cerca de 200 crianças e adolescentes das Escolas Municipais Santa Rosa e Pedro Segundo da Rocha, localizadas na zona rural de Araguaína/ TO, vivem nesta terça-feira, 29, a experiência do cinema com a realização do Cine Móvel Rural, realizado pelo Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca).

A ação faz parte do projeto Cinema nas Escolas Rurais de Araguaína, que busca democratizar o acesso à cultura para estudantes de comunidades afastadas dos centros urbanos, onde as atividades culturais ainda são escassas. Além da exibição gratuita de filmes, o projeto inclui momentos de conversa e reflexão com os alunos, fortalecendo seu vínculo com a arte e estimulando o pensamento crítico.

"Queremos mais do que exibir filmes. Nosso objetivo é criar uma experiência inesquecível, fazer com que essas crianças se sintam parte de um universo cultural que muitas vezes lhes é negado. O cinema é uma ferramenta poderosa de sonhos e descobertas", afirma Alyson Lira, gestor cultural e coordenador do projeto.

Cada sessão contará com toda a atmosfera típica das salas de cinema: ambiente montado dentro das escolas, sonorização adequada, projeção de qualidade, pipoca e refrigerante para acompanhar. Após o filme, educadores culturais conduzirão rodas de conversa para que os estudantes possam expressar suas emoções, opiniões e reflexões sobre a história assistida.

Inclusão

O projeto também se destaca pelo forte compromisso com a inclusão: haverá intérprete de Libras durante as sessões e rodas de conversa, audiodescrição nos filmes e materiais de divulgação acessíveis para pessoas com deficiência visual..

Em tempos em que a cultura é muitas vezes restrita a quem vive nos centros urbanos, levar o cinema até as comunidades rurais é um gesto de resistência e transformação. "Queremos mostrar que a cultura é direito de todos, e que momentos como esse podem acender nos jovens a curiosidade, o desejo de aprender e de sonhar", completa Alyson Lira.

A expectativa é que o projeto também inspire novas iniciativas culturais nas próprias comunidades, como clubes de cinema e ações de fomento à leitura, arte e lazer.

Equipe

O Cine Móvel Rural conta com uma equipe especializada para garantir o sucesso das sessões: Farley Gomes na assistência de produção, Diogo Jucá na técnica de projeção e George Henrique Silva na comunicação cultural. Todo o planejamento logístico foi pensado para que as crianças sintam-se como se estivessem em uma verdadeira sala de cinema, mas sem precisar sair de suas escolas.

As exibições são realizadas pelo Isca e patrocinadas pela Lei Aldir Blanc (PNAB), via Ministério da Cultura – Governo Federal, e com apoio da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer. O objetivo é de reforçar a importância de políticas públicas que valorizem o direito cultural em todos os territórios.