A nova frota de veículos do transporte coletivo de Palmas, composta por 154 ônibus e 10 vans, começa a circular nesta quarta-feira, 7. De acordo com o presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), Walace Pimentel, cada ônibus tem capacidade para 40 pessoas sentadas, sendo equipado com ar-condicionado, Wi-fi, carregador de celular e acessibilidade.
As van serão utilizadas por pessoas que necessitam do transporte público para se deslocar e que possui mobilidade muito reduzida ou qualquer deficiência em um grau maior
Com a iniciativa da gestão, a partir de hoje Palmas torna-se a primeira capital do Brasil com 100% da frota de ônibus urbanos composta por veículos 0 km.
Durante o período de transição, de 1º a 11 de maio, a tarifa continua gratuita. A partir do dia 12, o valor da passagem será de R$ 4,85.
A Sancetur assume a operação do transporte coletivo de Palmas, contratada emergencialmente pela Prefeitura após a rescisão com a antiga operadora.
Ordem de Serviço para Início
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, assinou na tarde dessa terça-feira, 6, a ordem de serviço para o início da operação da frota zero-quilômetro. A assinatura ocorreu durante solenidade realizada na Grande Praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.
Segundo o prefeito Eduardo Siqueira, a frota antiga em circulação não era compatível com a imagem de uma capital planejada. “Os ônibus não estavam à altura da nossa população. Caro é submeter o povo a risco de incêndio, de acidente. Sair de casa na hora certa, chegar na hora certa, andar com o ônibus de qualidade, isso é dignidade”, ressaltou o prefeito.
Foto: Lia Mara/Secom PalmasProcesso Emergencial
De acordo com o representante da ATCP, trata-se de um processo emergencial. “Esse é um processo emergencial porque houve uma exigência do prefeito de Palmas em resolver essa situação em relação ao transporte coletivo”, disse Walace, acrescentando que o processo de licitação para a concessão do transporte coletivo está no Tribunal de Contas do Tocantins (TCE).
Mais de 20 mil pessoas com deficiência
A presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Tocantins (Adveto), Mônica Ferreira da Costa, falou sobre a importância de uma frota totalmente acessível, lembrando que são 20 mil pessoas com deficiência em Palmas. Ela reforçou que o transporte acessível é mais que necessário – é um direito. “Acredito que todas nós, mães e famílias atípicas, somos muito gratos, esperamos que funcione e que cresça e que nós possamos falar que Palmas realmente é a capital para todos”.
Representando a empresa Sancetur Santa Cecília Turismo Ltda, Marco Antonio Nassif Abi Chedid, entregou à primeira-dama, Polyana Siqueira Campos, ao prefeito Eduardo Siqueira Campos e ao governador, Wanderlei Barbosa, os primeiros cartões de recarga e enfatizou que o momento era emocionante, mas também de responsabilidade. “Se Deus quiser, com a Sou (Grupo SOU), nós vamos deixar a cidade mais tranquila, mais feliz”, disse. (Com informações da Secom Palmas)