Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Brasil-Mundo

Foto: Brics/Divulgação

Foto: Brics/Divulgação

Os ministros de Turismo do BRICS -grupo formado por onze países emergentes e em desenvolvimento - reúnem-se no dia 12 de maio, no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília (DF). O encontro contará com representantes dos países que compõem o bloco.

As autoridades avaliarão os produtos desenvolvidos pelo Grupo Técnico de Turismo do BRICS e, ao final do debate, ocorrerá a votação e a assinatura da Declaração Ministerial, que consolida o compromisso entre as nações.

Ao final da reunião, às 16h, o Ministro de Estado do Turismo, Celso Sabino, falará à imprensa. 

Presidência Rotativa 

Neste ano, o Brasil exerce a presidência rotativa do BRICS até 31 de dezembro. A liderança temporária é responsável por definir as prioridades da agenda anual e coordenar as iniciativas do bloco. Sob o lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, a presidência brasileira tem como foco a reforma da governança internacional e o fortalecimento da cooperação entre os países em desenvolvimento.

A Cúpula de Líderes do BRICS será realizada em julho, no Rio de Janeiro, e deverá consolidar os principais avanços promovidos ao longo do ano.

O que é BRICS?

O BRICS é um agrupamento formado por onze países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã e que atua como fórum de articulação político-diplomática de países do Sul Global e de cooperação nas mais diversas áreas.

Além dessas nações, o BRICS conta com nove países parceiros: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão. Nesta modalidade, podem ser convidados a participarem de espaços de discussão do mecanismo, após consulta aos países membros e decisão por consenso.