Com a participação do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), foi lançado na manhã desta quarta-feira, 13, o programa “Histórias que Vivi”, contado a partir das vivências da jornalista Roberta Tum, com personagens que marcaram a história política do Tocantins.
O programa terá início às 21 horas da próxima segunda-feira, 19, com entrevistas de personalidades políticas e documentações importantes que marcaram a construção do mais novo estado brasileiro. Após a apresentação de cada episódio a programação será reprisada até a entrada no ar do próximo personagem.
O episódio de estreia traz como personagem o primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa, que também é pai do atual governador do estado, Wanderlei Barbosa (Republicanos). Fenelon foi prefeito de Taquaruçu do Porto e empossado como primeiro prefeito de Palmas, em 1º de junho de 1989.
Roberta Tum busca conhecer, de Fenelon Barbosa, as histórias desses primeiros dias da nova Capital e os desafios de implantar sua infraestrutura e serviços públicos. Nos demais programas, serão apresentados depoimentos de personalidades que estiveram no centro das decisões importantes que ajudaram a moldar a identidade tocantinense.
“Histórias que Vivi” vai mostrar as experiências dos ex-governadores, Siqueira Campos e Moisés Avelino e ex-prefeito de Palmas Odir Rocha, dentre outras personalidades de relevo.
No evento de lançamento do programa, o presidente Amélio Cayres parabenizou a criação do programa com foco no resgate da história do Tocantins. “Assembleia é isso, é resgatar a história vivida desde o início, que é muito bonita, contada por uma pessoa de credibilidade que vivenciou tudo isso”, manifestou.
Bastante contente, a jornalista Roberta Tum agradeceu a parceria com a Aleto e revelou que o programa segue a mesma linha de um livro que ela está produzindo há alguns anos sobre a história do Tocantins. “A juventude e mesmo alguns novos profissionais de comunicação não conhecem a história do Estado e por isso a classe política e seu legado precisam ser conhecidos”, afirmou.
TV Assembleia
A TV Assembleia é transmitida em 12 localidades do Estado: Arapoema, pelo canal 9.2; Luzimangues, 10.2; Nazaré, 9.2; Couto Magalhães, 9.2; Araguaína, 13,2; Dianópolis, 51.7; Paraíso, 5,2; Porto Nacional, 38.7; Araguatins, 13.2; Gurupi, 13.7; Palmas, 10.2 e Tocantinópolis, 13.1.
Participantes
Participaram do lançamento os deputados Jorge Frederico (Republicanos), Eduardo Mantoan (PSDB) e Dr. Danilo Alencar (PL), além da diretora de Comunicação da Aleto, Wanja Nóbrega, o diretor de área de Radiodifusão da Aleto, Armando Formiga, outros diretores da Casa e profissionais de comunicação de diversos órgãos. (Aleto)