Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lucas Eurilio/SecomTO

Foto: Lucas Eurilio/SecomTO

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), entregou nesta sexta-feira, 16, com a Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), uma área aquícola para produtores de pescado do município de Aguiarnópolis, na região do Bico do Papagaio. A cerimônia ocorreu durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas. 

De acordo com a SPU, a área cedida é de 1 milhão de m² para a produção em tanques-rede. A cessão foi viabilizada pela Sepea e segue as diretrizes governamentais da gestão do governador Wanderlei Barbosa.

Na ocasião, o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Rodrigo Ayres, destacou a união de esforços para que a cessão da área ajudasse os moradores da região, que foram afetados pela queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. "Essa região foi fortemente impactada e o nosso compromisso é contribuir com a reconstrução e o fortalecimento da comunidade local. Essa é uma ação que mostra como o trabalho conjunto entre instituições pode transformar vidas e garantir dignidade a quem mais precisa”, enfatizou o titular da Sepea. 

O superintendente do Patrimônio da União, Edy César, ressaltou que, no espaço cedido aos produtores, poderão ser implantados mais de 500 tanques-rede. É uma grande parceria com o governo federal, articulada pela Sepea. A ideia é que os governos federal e estadual, juntos, possam reduzir a fome e dar apoio à agricultura familiar e à aquicultura”, salientou. 

"Com essa parceria, esperamos fomentar e fortalecer a produção de peixe no nosso querido Tocantins”, pontuou a secretária nacional da Aquicultura do MPA, Fernanda de Paula.

O presidente da Cooperativa Agropecuária de Aguiarnópolis (Coopag), Alexsandro Silva Chaves Sobrinho, destacou o quanto a iniciativa vai impactar positivamente a vida de diversas famílias. "Essa cessão representa uma verdadeira mudança de vida para mais de 200 famílias da nossa região. Estamos falando de uma ação que vai impulsionar significativamente a nossa economia. Esse novo projeto chega em um momento crucial”, pontuou.

Agrotins 25 anos

Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais. (SecomTO)