Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vice-governador Laurez Moreira esteve presente na abertura oficial da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins) 2025, realizada nessa quinta-feira, 15. Durante sua participação, Laurez destacou a Agrotins como uma vitrine estratégica do potencial produtivo, inovador e sustentável do estado, e defendeu que o Tocantins reúne todas as condições para liderar um novo ciclo de desenvolvimento baseado na industrialização.

“Participar da Agrotins é sempre uma alegria. Esta feira é uma vitrine do que o Tocantins tem de melhor: inovação, força no campo e um potencial extraordinário. O agronegócio é a atividade mais pujante do nosso estado, e a Agrotins consagra esse protagonismo, mostrando ao Brasil inteiro a força do nosso agro. Tenho plena convicção de que o Tocantins está pronto para liderar uma nova frente de desenvolvimento, que será por meio da industrialização. Vamos crescer ainda mais, com trabalho, parcerias e foco no futuro”, afirmou o vice-governador.

Com o tema AgroEvolução: 25 anos de avanços e oportunidades no agro tocantinense, a edição deste ano celebra o desenvolvimento tecnológico, sustentável e humano da agricultura no estado.

Visita aos estandes

Durante a feira, Laurez Moreira visitou diversos estandes, incluindo o da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), onde conheceu projetos voltados ao agronegócio. Ele ressaltou a importância da integração entre universidade e governo para impulsionar o desenvolvimento regional.

“Ciência, tecnologia, inovação e gestão pública precisam caminhar juntas. O Tocantins está pronto para dar passos ainda maiores rumo à industrialização, e nossas universidades são fundamentais nesse processo. Parabenizo a Ulbra pelo trabalho sério e pelos projetos que fortalecem a formação dos nossos jovens nesse setor tão promissor”, destacou.

A professora Bárbara, que apresentou ao vice-governador Laurez Moreira os projetos desenvolvidos pela Ulbra com foco no agronegócio, agradeceu pela visita e o convidou a conhecer de perto o trabalho da universidade, além de discutir possíveis parcerias com o Estado.

“Ficamos muito honrados com a presença do vice-governador Laurez Moreira em nosso estande. Apresentamos alguns dos projetos que têm contribuído para o avanço do agronegócio no Tocantins e reforçamos o convite para que ele nos visite na Ulbra. Será uma excelente oportunidade para aprofundarmos o diálogo sobre parcerias que unam ciência, educação e gestão pública em prol do desenvolvimento do nosso estado”, declarou a professora.

O vice-governador também visitou várias empresas, dentre elas a Fertiliza Nutri Soya, L’Mark Temperos, Cachaça Palmeira, Leva Palmas, LK Tocantins e Oxitec Brasil. Esta última apresentou a tecnologia Aedes do Bem, uma solução biológica inovadora para o controle do mosquito da dengue.

“Essa é uma pauta que sempre me preocupou muito. Quando fui prefeito de Gurupi, combatemos o mosquito da dengue com muita seriedade. Ver aqui uma tecnologia que combate o mosquito com o próprio mosquito é animador. Inovação como essa pode mudar a realidade de muitos municípios”, pontuou Laurez.

O representante da solução Aedes do Bem, Daniel Wanderley, se colocou à disposição para tratar da solução para os municípios do Tocantins. “Estamos trazendo para o Tocantins o Aedes do Bem, uma tecnologia inovadora para a supressão do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue. Nós vamos deixar aqui o nosso contato com o vice-governador para que possamos trazer esse benefício para os municípios”.

O empresário Paulo Palmeira, da empresa Cachaça Palmeira, também agradeceu a visita do vice-governador. “A nossa produção fica na cidade de Combinado, e trouxemos para a Agrotins 18 sabores. É uma honra receber o nosso vice-governador aqui e poder mostrar e divulgar a nossa produção”, disse.

O vice-governador também visitou a feira na quarta-feira, 14, onde esteve em outros estandes como o do Sindicato Rural de Palmas.

Sobre a Agrotins

A Agrotins é o maior evento do agronegócio da região Norte do Brasil. Realizada em um espaço de 700 mil m², no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas, a feira reúne inovação, negócios, pesquisa e capacitação.

A cada edição, mobiliza os 139 municípios tocantinenses, reunindo milhares de agricultores familiares, técnicos, estudantes, expositores e representantes de instituições públicas e privadas. O evento promove cursos, palestras, encontros setoriais, vitrines tecnológicas e apresenta programas e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor agropecuário.