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Meio Ambiente

Foto: Divulgação Secom/TO

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Equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), estão em Palmas desde segunda-feira, 9, para ministrar capacitação do processo de nacionalização do Defesa Civil Alerta, ferramenta que emite avisos emergenciais diretamente aos celulares da população em áreas de risco para  a defesa civil estadual. A previsão é que o sistema esteja disponível em todo o território nacional até o fim de 2025.

Essa nova etapa ocorre após o sucesso da preparação no Nordeste, que está prestes a receber oficialmente o sistema. 

A nacionalização do Defesa Civil Alerta vem sendo realizada em etapas, considerando as características climáticas e os principais riscos de cada região. Após a implantação no Sul e no Sudeste, e com o lançamento no Nordeste em curso, o foco agora está na preparação para o enfrentamento das cheias na Amazônia e, na sequência, para o período de incêndios e chuvas intensas no Norte e  Centro-Oeste.

A superintendente Estadual da Defesa Civil, Andreya de Fátima Bueno, falou sobre a tecnologia. ”O Defesa Civil Alerta é uma ferramenta inovadora que utiliza a tecnologia Cell Broadcast para emitir alertas emergenciais diretamente para celulares em áreas de risco, sem a necessidade de cadastro prévio. A ferramenta é projetada para avisar a população sobre desastres iminentes em prazos curtos (1 a 2 horas) ou riscos imediatos, orientando ações como evacuações rápidas. Diferente dos sistemas atuais, o alerta sonoro é emitido mesmo com o celular em modo silencioso, sobrepondo-se a qualquer aplicativo em uso, e está acessível a todos na área afetada, incluindo turistas e estrangeiros. O objetivo principal é salvar vidas ao informar a população com agilidade. No Tocantins, onde os desastres predominantes são incêndios florestais e alagamentos graduais, a ferramenta será essencial para alertar e proteger a comunidade”, explicou. 

Andreya destacou ainda que os alertas só serão emitidos para situações críticas, e as defesas civis municipais serão capacitadas para operar o sistema com responsabilidade, evitando alarmes desnecessários.

Durante os treinamentos, lideranças e técnicos estaduais recebem instruções sobre a operação do sistema, que utiliza tecnologia de transmissão via telefonia celular (Cell Broadcast). Os alertas são exibidos sobre a tela do celular, acompanhados de aviso sonoro — mesmo com o aparelho em modo silencioso — e não exigem cadastro prévio da população.

O Defesa Civil Alerta integra uma estratégia nacional para aprimorar a prevenção de desastres e reduzir os impactos à vida e ao patrimônio da população brasileira. (SecomTO)