Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Associação Onça D'Água

Foto: Divulgação Associação Onça D'Água

No próximo domingo, 20 de julho, quando se celebra também o Dia do Amigo, brasileiros de todas as regiões estão convidados a participar de um momento de conexão com a natureza durante a 8ª edição da campanha Um Dia no Parque, organizada pela Coalizão Pró-UCs. Com o tema “Protegendo o que nos conecta”, o projeto mobiliza Unidades de Conservação (UCs) de todo o país com uma ampla programação de atividades gratuitas.

No Tocantins, quatro atividades buscam aproximar a população dos Parques e Áreas de Proteção Ambiental (APAs) por meio de visitas guiadas, trilhas e rodas de conversa. As atividades são organizadas pela gestão do Parque Estadual do Lajeado (Palmas), pela APA Jalapão (São Félix do Tocantins) e pelo Parque Estadual do Jalapão (Mateiros). 

Neste ano, a Associação Onça D’água, de apoio à gestão e manejo de Unidades de Conservação no Tocantins, terá sua própria programação para associados na Estância Garra, localizada na APA Serra do Lajeado. Angélica Beatriz, bióloga e voluntária da Associação, conta que a campanha é uma grande oportunidade. "Nós só cuidamos de fato do que a gente conhece e a iniciativa Um Dia no Parque é uma oportunidade anual que temos para aproximar a população das Unidades de Conservação, que prestam um papel fundamental na nossa qualidade de vida, mesmo para quem mora na cidade", conta.

25 anos do SNUC

O tema do Um Dia no Parque deste ano também celebra os 25 anos do SNUC. Além de valorizar os vínculos entre pessoas e natureza, a campanha de 2025 reforça o papel das UCs na mitigação das mudanças climáticas. Ao proteger ecossistemas essenciais - como florestas, veredas, manguezais, áreas costeiras e nascentes - essas unidades ajudam a conservar a biodiversidade e a regular o clima.

Coalizão Pró-UCs

A campanha Um Dia no Parque é promovida pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação, formada por organizações da sociedade civil e instituições comprometidas com a proteção dos biomas brasileiros, como WWF-Brasil, Instituto Semeia, Imazon, Fundação SOS Mata Atlântica, Fundação Grupo Boticário, IPÊ, FUNBIO, TNC Brasil, Imaflora e Conservação Internacional. O projeto também recebe apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, da Rede Brasileira de Trilhas, do Instituto Alana, da plataforma eTrilhas e do ICMBio. 

Confira a programação de todos os Estados do Brasil no site (https://www.unidoscuidamos.com/um-dia-no-parque-2025) e nas redes sociais da campanha Um Dia no Parque (@umdianoparqueoficial - Instagram).