Realizada pela Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob),foi realizada em Palmas a Operação Clandestinos, com o objetivo de combater o transporte clandestino de passageiros na Capital. A ação teve início às 22 horas da quinta-feira, 29, e seguiu até as 3h15 da manhã da quarta-feira. A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e Polícia Militar (PM) deram apoio à operação.
A fiscalização, feita nas proximidades do Aeroporto de Palmas, flagrou 11 veículos que estavam transportando passageiros sem autorização ou possuíam atraso documental. Durante toda a operação foram abordados um total de 158 veículos. O balanço, segundo a Semob, foi de 38 motoristas autuados e 11 veículos removidos.
Os infratores tiveram que preencher um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), documento utilizado pela PM para registrar infrações de menor potencial ofensivo. A operação contou com o apoio de uma viatura da PM, com quatro policiais; duas viaturas da GMP Metropolitana, com seis agentes; e outras duas viaturas, além de uma van da Semob, com dez servidores.
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Francisco Seixas, o objetivo da operação foi garantir a segurança e o bem-estar do cidadão palmense, "que é assediado por esses motoristas e enfrenta um risco real ao viajar com eles”. O secretário afirma ainda que a participação da Polícia Militar foi fundamental para garantir a segurança e o sucesso da operação.
Houve repercussão positiva da ação de fiscalização por parte de alguns condutores que foram abordados, que avaliaram como necessária a ação de combate aos clandestinos. O motorista autônomo Osvaldo Evangelista afirma que essas operações são vitais para garantir a seguridade dele e de outros condutores. “De noite já vi ocorrer várias manobras arriscadas, com motoristas alcoolizados. Então eu acho que uma blitz como essa é fundamental para nossa segurança”, disse. (Secom Palmas)
Foto: Abelson Ribeiro/Secom Palmas