Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Lino Vargas - Secom Gurupi

Foto: Lino Vargas - Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi realiza, em parceria com o Sebrae, uma Capacitação em Inovação Aberta voltada à modernização e eficiência da gestão pública municipal. A formação teve início nessa segunda-feira, 4, e segue até terça-feira, 5, com oficinas realizadas nos turnos matutino e vespertino, reunindo a prefeita Josi Nunes, o vice-prefeito Adailton Fonseca, secretários municipais, executivos e diretores de todas as secretarias e autarquias do Município.

A capacitação está sendo coordenada por dois técnicos da Prefeitura de Recife, convidados pela prefeita Josi Nunes durante visita realizada em janeiro deste ano à capital pernambucana, onde uma comitiva de Gurupi conheceu projetos inovadores em tecnologia e gestão pública.

Durante a abertura da programação, a prefeita Josi Nunes destacou a importância da formação contínua dos servidores e gestores do Município. 

“Temos uma palavrinha mágica: aprender, aprendizagem, reaprender sempre. E é isso que nós estamos fazendo com os nossos servidores, proporcionando curso de capacitação, curso de formação para todos os servidores contratados, comissionados, efetivos. Mas nós também estamos fazendo curso de capacitação em parceria com o Sebrae para as nossas lideranças, ou seja, para os nossos secretários do município de Gurupi. Qual é o nosso objetivo? É proporcionar serviços públicos de qualidade. É isso que nós queremos. Uma gestão humanizada, moderna, atualizada, inovadora, que realmente responda aos anseios da nossa comunidade. Para isso, nós temos que parar um pouquinho, fazer uma reflexão e buscar alternativas e soluções para os problemas da nossa Gurupi", disse.

Um dos facilitadores da oficina é Évisson Lucena, gerente geral de Política de Inovação da Prefeitura do Recife. Segundo ele, a experiência de Recife pode ser adaptada a qualquer realidade local.

“O grande foco é resolver desafios públicos, independente do tamanho da cidade, tentar trazer metodologias, processos e ferramentas para solucionar esses desafios. E para isso precisamos entender o problema. Estamos trazendo o conceito de inovação aberta para identificar os problemas e buscar soluções, pensando em tecnologias, inovações, prospecção com startups e empresas locais. Queremos mudar a cultura, sensibilizar a alta gestão e as secretarias de que é possível tirar ideias do papel com casos práticos de sucesso. Cada área tem seu potencial e pode desenvolver soluções em parceria com o ecossistema local”, explicou. 

Já o diretor de Inovação Aberta da Emprel (Empresa Municipal de Informática do Recife), Breno Alencar, enfatizou que o principal objetivo é envolver diversos atores na busca por soluções que gerem impacto real na cidade.

“O grande objetivo, primeiro, é conscientizar sobre o que é inovação aberta, como a prefeitura pode se beneficiar do ecossistema, da academia, dos cidadãos, para construir de forma coletiva soluções para a cidade. Hoje estamos no primeiro dia da oficina, fazendo uma imersão nos grandes problemas da cidade. Vamos transformar esses problemas em desafios, e a partir deles, definir as iniciativas que serão tomadas: pode ser uma parceria com universidade, uma encomenda tecnológica, ou outro mecanismo legal. O foco é criar um banco de oportunidades e deixar um legado com soluções que impactem diretamente o cidadão", afirmou. 

Foto: Lino Vargas - Secom Gurupi 

Fruto de agenda estratégica

A presença dos especialistas em Gurupi é resultado de uma agenda institucional realizada em janeiro deste ano, quando a prefeita Josi Nunes e sua comitiva estiveram na Prefeitura de Recife conhecendo o programa Conecta Recife e outras iniciativas que integram tecnologia à gestão pública.

Durante aquela visita, a prefeita manifestou interesse em levar para Gurupi a experiência bem-sucedida da capital pernambucana. A proposta se concretiza agora com a capacitação, que deve resultar em novos projetos e ações voltadas à modernização dos serviços públicos, melhoria na eficiência administrativa e ampliação do diálogo com o cidadão por meio da inovação.