Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Dornil Sobrinho/Porto Nacional

Foto: Dornil Sobrinho/Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Inovação, realizou nessa quinta-feira, 21 de agosto, a última audiência pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029. O encontro, que aconteceu no auditório da UFT Centro, contou com a participação de membros da comunidade, lideranças dos poderes legislativo e da sociedade organizada, consolidando a gestão participativa como pilar fundamental da administração municipal.

O PPA é o instrumento que organiza e direciona a aplicação dos recursos públicos, garantindo que políticas, programas e projetos sejam executados de forma eficiente e alinhada às necessidades da população. O objetivo da audiência foi ouvir a comunidade e, de forma colaborativa, definir as prioridades que guiarão as ações do governo nos próximos quatro anos.

A secretária municipal de Planejamento e Inovação, Neylysânia Carneiro, destacou a importância da contribuição popular no processo. "Nós pegamos todas essas informações, vamos levá-las em consideração e, após isso, vamos consolidar um documento e levá-lo à Câmara, que fará a aprovação. Assim, o município poderá monitorar todas as ações que foram registradas e fiscalizar a execução delas", afirmou.

Demandas populares

Durante o encontro, diversas demandas importantes foram apresentadas. A líder comunitária e presidente da associação de moradores do Setor Imperial, Maria Gonçalves, reivindicou a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), padronizada para atender melhor os moradores da região. “Eu vim trazer várias demandas, mas aqui o que eu tenho mais em mente é que o Setor Imperial necessita de uma UBS nova e padronizada”, ressaltou.

Já o servidor público Robson Pinheiro chamou a atenção para a necessidade de melhorias na mobilidade urbana, em especial para o Distrito de Escola Brasil e Pinheirópolis. "As pessoas desses distritos estão tendo dificuldade na mobilidade urbana. Minha sugestão é que o município possa atendê-los pelo menos uma vez por semana com transporte coletivo, para que possam vir à cidade resolver seus problemas", propôs.

Todas as contribuições recebidas, tanto nas audiências públicas quanto nas demais plataformas de participação, serão analisadas e incorporadas ao documento final do PPA, que será encaminhado para aprovação da Câmara Municipal.