Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Mundo Pet

Foto: Loise Maria/Secom-TO

Foto: Loise Maria/Secom-TO

Cães e gatos do município de Dianópolis receberam uma atenção especial entre os dias 21 e 24 de agosto, com a realização do projeto Tocantins Amigo do Pet. Promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a ação contou com a parceria do Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Comitê Pró-Animais), da Prefeitura de Dianópolis e do Instituto Pizada. 

Durante quatro dias, foram realizados 340 atendimentos clínicos e 250 castrações, incluindo animais em situação de rua que chegaram até a equipe por intermédio do trabalho de protetores locais.

"O Tocantins Amigo do Pet foi desenvolvido para ser uma política de cuidado, responsabilidade e compromisso com a causa animal. É uma ação que promove bem-estar e conscientização sobre a guarda responsável, ao integrar a comunidade nessa missão. Seguiremos trabalhando para que cada vez mais municípios sejam alcançados”, ressaltou a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.

O prefeito de Dianópolis, José Salomão, enfatizou a importância do projeto para o município e toda a região. “Esse programa merece todo o nosso reconhecimento e aplausos pelo significado e pela repercussão que provoca. Quero conclamar a população para que cuide bem dos animais e não os deixe nas ruas, porque isso é desrespeitoso com eles e também com a comunidade. Essa iniciativa é instrutiva e vai refletir em toda a região, já que Dianópolis é uma cidade-polo. Só temos a agradecer ao governador Wanderlei Barbosa e à primeira-dama Karynne Sotero por esse projeto maravilhoso”, destacou, ao acrescentar que a Secretaria Municipal de Saúde participou da ação com a equipe de endemias, além de oferecer vacinação antirrábica e testes de leishmaniose, reforçando a integração das políticas públicas.

Atendimentos

Os atendimentos veterinários, além da triagem para os procedimentos cirúrgicos, incluíram orientações sobre o controle de parasitas, a prevenção de doenças, os cuidados com a saúde bucal e a alimentação dos animais, reforçando a importância do cuidado preventivo para garantir mais qualidade de vida e bem-estar aos pets. 

Moradora de Dianópolis, a autônoma Ariana Neri de Jesus Ribeiro aproveitou a ação de castração para realizar o procedimento em sua cadela, decisão que já vinha considerando há algum tempo. “Eu aguardava essa chance para castrar minha cachorrinha. Pensei na saúde dela, porque a castração ajuda a evitar várias doenças. Fiquei tão satisfeita que logo comentei com as minhas vizinhas para que trouxessem os animais delas e aproveitassem esta ação. Estava tudo muito organizado”, pontuou. 

Ana Júlia Brandão também levou suas duas gatas para participar da ação. “A castração é um ato de amor, porque faz bem tanto para o tutor quanto para o bichinho. Além disso, ajuda a sociedade, já que evita o aumento de animais abandonados e o sofrimento daqueles que ficam nas ruas. Foi um projeto maravilhoso e que nos ajudou demais”, evidenciou. 

Ação educativa

Foto: Loise Maria/Secom-TO

Além dos atendimentos e das castrações, a programação em Dianópolis incluiu palestras educativas voltadas aos estudantes, com orientações sobre guarda responsável, cuidados básicos de saúde e prevenção contra maus-tratos. Ao todo, cerca de 300 estudantes de escolas do Estado e do município foram alcançados com a ação educativa.

A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, destacou que o trabalho de conscientização é tão importante quanto os procedimentos clínicos. “A educação é uma ferramenta poderosa para transformar a realidade dos animais. Quando falamos de respeito e cuidado desde cedo, criamos uma geração mais consciente e preparada para defender os direitos deles”, reforçou.

Tocantins Amigo do PetLançado em abril deste ano, em Aliança do Tocantins, o Tocantins Amigo do Pet já percorreu dois municípios e contabiliza mais de 590 atendimentos clínicos e 400 castrações, incluindo animais em situação de rua encaminhados por protetores locais. A iniciativa alia ações educativas, consultas, castrações e campanhas de sensibilização contra os maus-tratos, promovendo bem-estar animal e saúde pública. Entre os diferenciais, está o caráter itinerante, que permite levar os serviços de forma gratuita a municípios de diferentes regiões do estado. (SecomTO)