A primeira edição do Sertões Series Tocantins já vem com a importância e o peso da final do campeonato Brasileiro de Rally Raid 2025. Com quatro etapas e 1.088 km de percurso – sendo 956 km de trechos cronometrados –, pilotos e navegadores vão acelerar - de 23 a 27 de setembro – entre Palmas, Ponte Alta do Tocantins e Dianópolis (TO).
De acordo com o diretor técnico do Sertões Series Tocantins, Edgar Fabre, quando se fala em um rally no Tocantins se imagina provas com muita areia, porém, o roteiro levantado para essa competição vai surpreender. “Andaremos por uma região atravessada pelo Sertões há mais de 20 anos e, por isso, é novidade para boa parte dos competidores. Os deslocamentos são mínimos, o que facilita a logística das equipes. O Series Tocantins será bastante desafiador, e ao mesmo tempo, divertido e completo”.
Definição do título Brasileiro
O Campeonato Brasileiro de Rally Raid é composto pelo Rally Barretos, Rally RN 1500, Rally Minas Brasil, Rally Jalapão, Sertões e Sertões Series Tocantins, totalizando 21 etapas realizadas, sendo que no ranking geral, as etapas do Sertões Series Tocantins têm peso dois, justamente por se tratar de uma final. Por este motivo, a expectativa é de grid cheio com motos, UTVs e carros.
Entre aqueles que tem chances de título, já está confirmado nessa disputa o piloto Flavio Lunardi (Bulldog Racing) que, desta vez, fará dupla com o navegador Weidner Moreira – uma vez que seu navegador oficial Fred Budtikevitz, não poderá comparecer.
Depois de vencer o Sertões na Ultimate T1.1, Lunardi tem chances reais de conquistar o título Brasileiro na categoria. “Estou extremamente satisfeito com o que desempenhamos até aqui. Reconstruímos a nossa picape em 21 dias (após o acidente em Erechim), aceleramos forte no Sertões e fomos ao topo do pódio e, agora, tenho chances reais de ser campeão Brasileiro”, lembrou o piloto. Por outro lado, Moreira também tem chances ao título como navegador.
Programação
A Vila Sertões estará no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas (TO). A abertura da área de box para as equipes será no dia 22 de setembro (segunda-feira), assim como visitação do público. No dia 23 (terça-feira), é momento do shakedown, no qual os participantes aproveitam para testar e fazer os últimos ajustes nos veículos.
A largada da primeira etapa é no dia 24 de setembro (quarta-feira), a partir das 7h, rumo à cidade Ponte Alta do Tocantins (TO), com 361 km. Pela frente, os off-roaders vão acelerar por estradas de fazendas, trechos sinuosos, estreitos e areia.
A segunda etapa se manterá em Ponte Alta do Tocantins, com 271 km em forma de laço, mesclando trial, pedras, piçarras, travessias de rios e areia. A terceira etapa segue para Dianópolis (TO), com 244 km; a navegação será um dos fatores decisivos do dia, que terá estradas estreitas e sinuosas, em meio a lavouras.
Para fechar o Sertões Series Tocantins, a quarta etapa tem 212 km e, de acordo com a organização, terá uma especial bastante dura ainda pelo entorno de Dianópolis. Apresentará todos os tipos de terrenos: erosões e um longo trecho de areia. Os 40 quilômetros finais apresentam areia pesada, serras e retas onde poderá se explorar a alta velocidade.