Nos últimos anos, as produções audiovisuais inspiradas em jogos deixaram de ser para um público restrito e conquistaram destaque entre os programas com mais audiência da TV mundial. Séries como The Last of Us e Arcane não apenas atraem fãs dos games originais, como também despertam nos jovens a curiosidade por tudo o que envolve o desenvolvimento desses mundos: do design à programação. Segundo Henrique Nóbrega, diretor fundador da Ctrl+Play, rede de ensino de tecnologia e inovação, esse tipo de conteúdo pode ir além do entretenimento.
Um estudo realizado pelo Instituto Locomotiva e pela PwC Consultoria mostra que profissões ligadas à automação e algoritmos devem superar funções tradicionais até 2025. “Transformar o contato com os videogames e suas adaptações em algo que estimule a criatividade, o raciocínio lógico e o interesse por tecnologia é uma forma de conectar os jovens a uma possível carreira”, destaca o executivo.
Já para Marcelo Barros, diretor de educação do grupo educacional CNA+, o entretenimento é uma fonte poderosa de prática e treino de um novo idioma. “Acompanhar séries no idioma original, como o inglês ou espanhol, é uma ótima forma de aprender ou treinar a compreensão e o vocabulário da nova língua. Os estudantes têm contato com expressões idiomáticas, uso correto de verbos, diálogos completos, fonética e dialetos”.
Confira abaixo cinco séries baseadas em games que podem despertar seu interesse por programação e ainda treinar a compreensão em inglês:
- The Last of Us
Baseada no aclamado jogo da Naughty Dog, a série acompanha Joel e Ellie em um mundo pós-apocalíptico dominado por criaturas infectadas por um fungo agressivo. Além da trama emocional e dos gráficos cinematográficos do jogo original, a adaptação mostra como narrativas bem construídas e diálogos complexos de interação podem se tornar experiências imersivas no idioma.
Onde assistir: HBO Max.
- Arcane
Ambientada no universo de League of Legends, a série é um exemplo de excelência visual e narrativa. Com personagens complexos e um enredo que envolve ciência, invenções e conflitos sociais, a série pode trazer diálogos com expressões que podem fugir do dia a dia. “Além disso, Arcane desperta nos jovens a vontade de explorar temas como inteligência artificial, design de personagens e criação de mundos, áreas ligadas à programação e à computação gráfica”, comenta Nóbrega.
Onde assistir: Netflix.
- Halo
A série traz para as telas a saga de Master Chief, um supersoldado que lidera batalhas contra alienígenas em uma guerra interplanetária. Com elementos de ficção científica, estratégias militares e tecnologia avançada, Halo é uma ótima porta de entrada para discussões sobre sistemas de inteligência, simulações e construção de jogos em 3D, além de vocabulário com palavras e expressões ligadas a tecnologia.
Onde assistir: Netflix ou Paramont+.
- Resident Evil (Netflix)
Inspirada na franquia de jogos de terror da Capcom, a série mistura zumbis, experimentos genéticos e grandes corporações. A atmosfera tensa e os elementos de resolução de enigmas estimulam o pensamento lógico. “A série pode despertar o interesse dos jovens por áreas como programação de física, IA e design de níveis”, comenta o especialista. Já para treinar o idioma, a produção contém falas com palavras sobre ciência e genética.
Onde assistir: Netflix.
- The Witcher
Embora tenha sido baseada inicialmente em livros, a popularidade da franquia cresceu imensamente com os jogos. A série explora um universo medieval com fantasia, monstros, magia e decisões morais complexas. A série pode inspirar os jovens a entender como funcionam as construções de jogos e de roteiros interativos, com vocabulário em inglês com palavras que fogem do usual, como expressões medievais, mágicas e de combate.
Séries como essas mostram que a programação pode estar por trás das histórias mais envolventes do entretenimento atual. Ao explorar esse tipo de conteúdo com um olhar curioso, muitos jovens dão o primeiro passo rumo ao universo da tecnologia – e ainda treinam e estudam um segundo idioma.