Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Registro da edição do BAS Itinerante na semana passada, em Rio Branco.

Registro da edição do BAS Itinerante na semana passada, em Rio Branco. Foto: Gil Silva/Kyvo

Foto: Gil Silva/Kyvo Registro da edição do BAS Itinerante na semana passada, em Rio Branco. Registro da edição do BAS Itinerante na semana passada, em Rio Branco.

O BAS Itinerante segue seu percurso pelas nove capitais da Amazônia Legal e realiza essa semana sua sexta parada em Palmas, capital do Tocantins, entre os dias 10 e 12 de setembro. A agenda conta com uma série de encontros voltados ao fortalecimento do ecossistema de bioeconomia da região, com destaque para o Workshop de Mapeamento do Ecossistema de Bioeconomia na Amazônia, que acontece no dia 11/09, das 14h às 18h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO).

A iniciativa faz parte da programação do Bioeconomy Amazon Summit (BAS) 2025, que aconteceu em Manaus no fim de julho e é promovida pela KPTL em parceria com a Kyvo, Instituto Amazônia+21, Itaúsa, Jornada Amazônia, GCF Task Force, Via Floresta e a.metadesign. O objetivo é mapear desafios e oportunidades, estimular a escuta ativa das lideranças locais e criar conexões entre empreendedores, pesquisadores, representantes do setor público, investidores e demais atores do ecossistema de inovação na Amazônia.

“O BAS Itinerante é um exercício de inteligência coletiva. Em cada parada, reunimos agentes locais que estão construindo a nova economia da Amazônia e buscamos ampliar a escuta, gerar visibilidade e fomentar conexões que ajudem a transformar boas ideias em impacto real”, afirma Renato Ramalho, CEO da KPTL.

A realização em Palmas conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), que também é parceira do evento. A agenda inclui momentos de troca, escuta qualificada, identificação de sinergias e oportunidades de colaboração. A proposta é construir, com base na realidade local, um retrato colaborativo da bioeconomia no Tocantins.

A agenda é gratuita e voltada a todos que atuam ou se interessam por soluções sustentáveis baseadas na biodiversidade, ciência e inovação. A programação também reforça a importância do Tocantins como elo estratégico entre o Cerrado e a Amazônia, com grande potencial para negócios regenerativos, agroindustrialização de bioativos e protagonismo na agenda ambiental e climática.

O BAS Itinerante já passou por Manaus (AM), Belém (PA), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR), reunindo centenas de participantes e apontando caminhos comuns para destravar o potencial da bioeconomia na Amazônia Legal.

O encontro é gratuito e voltado a empreendedores, empresários, representantes do setor público, investidores e instituições de ensino e pesquisa. Os interessados podem se inscreverneste link e em seguida acompanhar as discussões também pelo grupo oficial no WhatsApp.

A agenda do BAS Itinerante é uma iniciativa da KPTL em parceria com a Kyvo, a Via Floresta e a Associação Internacional de Metadesign (a.metadesign), com apoio do Instituto Itaúsa, do Instituto Amazônia +21, da Força-tarefa dos Governadores pelo Clima e Floresta (GCF Task Force) e da Jornada Amazônia.