Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Fotop/Sertões

Foto: Fotop/Sertões

Motos, UTVs e carros vão acelerar pelos caminhos do Tocantins na próxima semana. É a primeira edição do Sertões Series Tocantins que, entre os dias 23 e 27, definirá os campeões brasileiros de rally raid 2025. A prova traz o DNA e a expertise técnica do Sertões, um dos principais eventos da modalidade no planeta. A realização é do Instituto Sertões, com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Turismo.

Boa parte do percurso das quatro etapas é inédita. Alguns trechos foram percorridos pela caravana do Sertões há pelo menos 15 anos e, por isso, também serão novidade para a grande maioria dos competidores. Se as areias típicas do Jalapão estarão presentes, o desafio incluirá outros tipos de terreno - caminhos estreitos e sinuosos; serras, trial, erosões; pedras, piçarra e cascalho. Uma combinação completa para testar homens e máquinas. 

A programação do Sertões Series Tocantins será iniciada na segunda-feira (22) em Palmas, com a abertura da Vila Sertões no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, que será a base da prova na cidade. No dia seguinte acontecem o Shakedown (um treino em terreno fechado à circulação com características semelhantes às encontradas no rally), o briefing - em que são repassadas orientações de segurança e informações importantes -; e a largada promocional, às 20h, na Praia Graciosa, à margem do Lago de Palmas.

A primeira etapa, no dia 24, levará os competidores a Ponte Alta do Tocantins com uma especial cronometrada de 312 km que exigirá muito da navegação. A segunda, com 257 km de especial, será disputada em formato de laço, com largada e chegada em Ponte Alta.  Na sexta-feira (26), a prova ruma a Dianópolis por caminhos exigentes e variados. Os vencedores do Sertões Series Tocantins serão conhecidos no sábado, após a passagem por uma especial de 205 km em torno de Dianópolis que promete fazer história, com direito a um trecho de 40 km de areião pesado, exigindo técnica e paciência para não colocar a perder todo o esforço até ali.

Foto: Fotop/Sertões

Ações socioambientais

A programação da primeira edição do Sertões Series Tocantins conta com uma série de ações socioambientais cujo objetivo é deixar um legado concreto e palpável nas comunidades das cidades atravessadas. Estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de Palmas, Ponte Alta do Tocantins e Dianópolis participam do Concurso de Artes Sertões, em que são estimulados a refletir sobre questões ligadas à sustentabilidade e ao cuidado com o ambiente e o planeta, através de desenhos e redações. Os melhores trabalhos serão premiados nas Vilas Sertões. Em escolas das três cidades haverá ainda oficinas para a produção de instrumentos musicais e brinquedos com materiais recicláveis.

As Vilas Sertões contarão com a coleta seletiva de resíduos, com repasse a cooperativas e catadores para reciclagem. Um destaque é a presença de coletores de bitucas de cigarros em parceria com a Poiato Recicla. O material recolhido será transformado em massa celulósica e entregue a a instituições sociais parceiras para ser transformado em artesanatos e brindes. Em conjunto com a Lwart, o óleo lubrificante retirado dos veículos será coletado, passando por um processo de rerrefino para ganhar nova destinação comercial.

A equipe Limpa Trilha se encarregará de retirar do percurso do Sertões Series Tocantins resíduos e componentes deixados pelos veículos (como pneus furados), de forma a manter os caminhos preservados. Todas as emissões de carbono relativas ao evento serão compensadas através de créditos adquiridos e repassados para a proteção de áreas de floresta por meio da Pontos Ecoa, em parceria com a Greener Tokens. 

Aspas

Edgar Fabre, diretor técnico Sertões Series Tocantins

"Desenhamos quatro etapas com diferentes tipos de terreno e que exigirão bastante da navegação. Os competidores podem esperar por uma prova desafiadora mas, ao mesmo tempo, bastante divertida. O melhor está reservado para o último dia, com um trecho em areia bem mais difícil que o habitual da região".

Sertões Series Tocantins

Brasileiro de Rally CBA / CBM - última prova

Programação

22/9 (segunda-feira)

10h    Abertura da Vila Sertões Palmas - Centro de Convenções Arnaud Rodrigues (Parque do Povo - Área Verde 406 Sul, Av. NS 10, s/n)

23/9 (terça-feira)

14h    Shakedown
20h    Largada promocional - Praia Graciosa

24/9

Primeira etapa
Palmas / Ponte Alta do Tocantins
DI: 31 km / SS: 312 km / DF: 18 km (Total: 361 km)

25/9

Segunda etapa
Ponte Alta do Tocantins / Ponte Alta do Tocantins
DI: 7 km / SS: 257 km / DF: 7 km (Total: 271 km)

26/9

Terceira etapa
Ponte Alta do Tocantins / Dianópolis
DI: 28 km / SS: 182 km / DF: 34 km (Total: 244 km)

27/9

Quarta etapa
Dianópolis / Dianópolis
DI: 2 km / SS: 205 km / DF: 5 km (Total: 212 km)