O governador do Tocantins em exercício, Laurez Moreira, realizou mais algumas definições para o 1° escalão. O Diário Oficial (DOE) dessa quinta-feira, 18, de número 6.901, trouxe as nomeações de Narubia Silva Werreria para exercer o cargo de Secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), e de Ana Carina Mendes Souto ao cargo de Secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social.
Narubia volta à Sepot após mais de ano fora da pasta. Primeira a ocupar o cargo de secretária dos Povos Originários do Estado, a liderança foi nomeada por Wanderlei Barbosa em janeiro de 2023 e exonerada por ele em junho de 2024.
No mesmo DOE o governador Laurez nomeou Wellingthon Júnior Silveira para exercer o cargo de vice-presidente executivo do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev); nomeou Thiago Lopes Benfica para o cargo de vice-presidente-executivo do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); designou Ana Carina Souto para responder interinamente pela Secretaria do Turismo, e também designou o secretário do Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas, para responder interinamente pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Confira os perfis dos nomeados
Ana Carina Mendes
Ana Carina Mendes Souto é bacharel em Direito pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp), pós-graduada em Direitos Humanos pela Faculdade Focus e complementou sua formação com cursos em gestão estratégica, políticas públicas, equidade e inovação.
Possui mais de 20 anos de experiência na administração pública e no Sistema de Justiça do Tocantins, com atuação voltada à gestão institucional, ao desenvolvimento estratégico e à implementação de políticas públicas. Atuou em diversas instituições estaduais, incluindo a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); a Defensoria Pública do Estado (DPE/TO); o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO); e o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO). Ocupou cargos como diretora-geral do TJTO (2023-2025); coordenadora de assessoramento da Diretoria-Geral; assessora de planejamento e projetos da Corregedoria-Geral da Justiça; chefe de gabinete na Presidência e Corregedoria; e coordenadora jurídico-administrativa no TRE/TO e na DPE/TO.
Narubia Werreria
Líder indígena, ativista ambiental, escritora, cantora, compositora e palestrante. Exerceu a função de conselheira de cultura e de coordenadora de Cultura Indígena do estado do Tocantins. Atualmente, integra a equipe de Conselheiros da Presidência da República e tornou-se a primeira mulher indígena a ocupar o cargo de secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais.
Wellingthon Silveira
Formado em Administração pela Universidade Norte do Paraná, Wellingthon Júnior Silveira, possui mais de 22 anos de experiência no serviço público, com forte atuação nas áreas de auditoria e controle interno no âmbito do Executivo estadual do Tocantins.
Em março de 2002, atuou como assistente administrativo na Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), função que exerceu até dezembro do mesmo ano. Em janeiro de 2003, assumiu o cargo de analista de Controle Interno na mesma secretaria, onde permaneceu até junho de 2005. De julho de 2005 a junho de 2009, desempenhou a função de coordenador regional de Controle Interno, ainda na SES/TO.
Entre julho e agosto de 2009, atuou como coordenador de Auditoria e Fiscalização na Secretaria de Estado da Saúde. Também foi nomeado diretor do Núcleo Setorial de Controle Interno na SES/TO, cargo que exerceu de setembro de 2009 a janeiro de 2011.
Em fevereiro de 2011, atuou como diretor do Núcleo Setorial de Controle Interno, na Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), onde permaneceu até janeiro de 2013. Em fevereiro de 2013, assumiu a função de supervisor de Controle Interno na Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE/TO), atuando até dezembro de 2014.
Entre janeiro de 2015 e fevereiro de 2022, foi gerente de Auditoria em Governança e Gestão Administrativa na CGE/TO. Em março de 2022, ingressou no Igeprev/TO como gerente de Gestão de Carteira de Aplicações Financeiras, função que exerceu até abril de 2024. Assumiu o cargo de diretor de Acompanhamento Processual, atuando entre abril de 2024 e setembro de 2025.
Thiago Lopes Benfica
É graduado em Direito pela Universidade de Gurupi (UnirG) e em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO); pós-graduado em Direito Penal pela Universidade de Direito do Vale do Rio Doce/MG; e pós-graduado em Política Estratégica, Adesg/UFT.
Advogado militante há mais de 20 anos na área do Direito Público, Thiago Lopes Benfica ocupou o cargo de procurador-geral da Câmara Municipal de Gurupi entre os anos de 2006 e 2007; e foi procurador-geral do município de Gurupi, entre os anos de 2013 a 2017. Também foi presidente da Fundação UnirG entre os anos de 2017 a 2020; e ocupou a função pública de secretário de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional, entre os anos de 2023 e 2024. (Matéria atualizada às 16h40min)