A Prefeitura de Palmas, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (Semus) e de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebem), lançou na manhã desta segunda-feira, 27, as atividades do castramóvel. As primeiras cirurgias começarão a ser realizadas no período vespertino em felinos já agendados. A expectativa é atender em apenas dois meses cerca de 500 cães e gatos do distrito de Taquaruçu e de Buritirana.
O veículo está instalado na Unidade de Saúde da Família (USF) Walter Pereira Morato e o agendamento para realização das cirurgias poderá ser feito presencialmente na USF ou com agentes comunitários de saúde.
O veículo, no estilo trailer, é composto por cinco salas climatizadas, sendo elas: sala de tricotomia, sala de assepsia/paramentação, sala cirúrgica, sala pós-cirúrgica e banheiro. O automóvel já veio equipado com mesa para tosa e para cirurgia com regulagem de altura e suporte para soro, balança digital veterinária, um módulo canil, aparelho de anestesia inalatória com respirador, autoclave, bandejas, entre outros itens. O objetivo é a descentralização dos serviços para áreas mais distantes e a ampliação do procedimento já ofertado gratuitamente na rede, atuando de forma estratégica no controle populacional de animais e na promoção da saúde pública.
“São as políticas integradas que fortalecem realmente os nossos serviços e proporcionam mais qualidade de vida, saúde e o bem-estar a todos”, pontuou a secretária da Semus, Dhieine Caminski. Para a secretária da Sebem, Gabriela Siqueira Campos, a castração é a solução. “Estamos trabalhando para mudar a mentalidade da população para combater os maus-tratos e estimulando a adoção e a guarda responsável. A castração vai auxiliar a controlar a população de cães e gatos, o que impactará na diminuição do abandono e sofrimento dos animais".
Autoridades
O prefeito Também estiveram presentes no lançamento o prefeito Eduardo Siqueira Campos, o deputado estadual Júnior Geo, que destinou uma emenda parlamentar de R$ 330 mil para a aquisição do castramóvel, a vereadora de Palmas Mary Cats e o vereador de Araguaína Diego Saraiva Pires da Associação Protetora dos Animais de Araguaína (Apaa), entre outras autoridades.
Foto: Júnior Suzuki/Secom Palmas

