Pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que a maturidade digital cresceu nas micro e pequenas empresas do país. Em uma escala de 0 a 80, o Indicador de Maturidade Digital (IMD) nos pequenos negócios ficou em 37, um crescimento de 6% na comparação com o ano passado, quando o índice registrava 35. O IMD identifica o potencial do negócio de aproveitar todos os benefícios da digitalização.
O crescimento do indicador neste ano foi impulsionado principalmente pelas empresas de Serviços e Comércio. O levantamento entrevistou 7.182 empreendedores (MEI, microempresa e empresa de pequeno porte), que responderam a 20 perguntas. Em sua segunda edição, a pesquisa revela que diminuiu a diferença entre MEI, ME e EPP em termos de maturidade digital.
O IMD melhorou em todas as regiões e nas empresas de todos os portes, principalmente entre os MEIs, que tiveram a maior taxa de crescimento (8%). Entre as empresas de pequeno porte o crescimento foi de 5% e, entre microempresas, de 2%. Os estados com maior IMD são Goiás e Rio Grande do Norte.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, celebrou o aumento da maturidade digital dos pequenos negócios: "É possível acessar os produtos em qualquer parte do mundo. E os pequenos negócios sabem que precisam entrar neste mundo globalizado. A digitalização é fundamental para expandir os relacionamentos e ampliar oportunidades. O papel do Sebrae é apoiar esses negócios para que a falta de acesso aos meios digitais não seja uma barreira", afirma.
A pesquisa mostra que quanto mais jovem o empreendedor, maior a maturidade digital da empresa. “Esse resultado era esperado, mas é a primeira vez que um estudo do Sebrae apresenta esses dados”, comenta Décio Lima. A maturidade digital também cresce na mesma medida em que aumenta o nível de escolaridade do empreendedor.
Um dos destaques da pesquisa foi o item mais bem-avaliado pelos participantes neste ano: a constatação de que as contribuições feitas por funcionários impactaram na melhoria da maturidade digital da empresa. Outras perguntas trataram de temas como acesso à internet de alta qualidade, desenvolvimento de novos produtos a partir de ideias que surgem no contato com os clientes e o uso de plano estratégico de mídias sociais. (Com informações ASN)

