Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins

Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) prorrogou, até o dia 17 de novembro, o período de inscrições para candidatos quilombolas no vestibular 2026/1 dos cursos presenciais. O edital de retificação do processo seletivo disponibiliza mais de 21 vagas, distribuídas entre todos os cursos e câmpus da instituição.  

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Portal da Unitins, na página do certame, até o dia 17 de novembro. Para confirmar a inscrição, é necessário gerar o boleto e efetuar o pagamento da taxa de R$ 120,00 até o dia 18 de novembro, conforme previsto no cronograma atualizado.

As vagas ofertadas integram o percentual de 50% reservado a candidatos oriundos de escola pública, conforme estabelece a Lei Estadual nº 3.458, de 17 de abril de 2019. Dentro desse percentual também estão incluídas vagas específicas para candidatos pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência (PCDs) e quilombolas.

Segundo o edital retificado, os candidatos aprovados na cota para quilombolas deverão apresentar, no ato da matrícula, a certificação da comunidade quilombola emitida pela Fundação Cultural Palmares (FCP). Caso não seja possível apresentar essa certificação, o candidato poderá entregar uma declaração emitida pela própria comunidade, que reconheça seu pertencimento étnico, assinada por uma liderança quilombola reconhecida em cartório, contendo nome completo, número de identificação, endereço e telefone para contato.

Candidatos com deficiência ou com necessidades específicas para a realização da prova poderão solicitar atendimento especial durante a inscrição, indicando os recursos necessários.

As provas do Vestibular Geral 2026/1 serão aplicadas no dia 7 de dezembro. A previsão é de que a lista com os locais de aplicação seja divulgada no dia 27 de novembro. Todas as informações e atualizações oficiais estarão disponíveis no Portal da Unitins.