Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

Foto: Divulgação Volkswagen

Foto: Divulgação Volkswagen

A Volkswagen do Brasil comemora o marco de 300 mil unidades do sedã Virtus fabricadas no País. O número contempla as unidades do modelo produzidas nas fábricas Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), desde 2018, e também na unidade de São José dos Pinhais (PR), desde abril de 2025.

Sedã com o maior espaço da categoria, o Virtus é nota máxima em segurança veicular (cinco estrelas) nos testes do Latin NCAP, que consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor. Outro grande destaque do Virtus é o fato de ser o único modelo da linha Volkswagen, e também o único de seu segmento, que conta com três opções de motorização: 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI.

"Celebrar o marco de 300 mil unidades do Virtus produzidas é um orgulho que compartilhamos com cada pessoa que fez parte dessa trajetória. Desde a estreia do sedã, nosso time tem sido protagonista na construção de um veículo que se tornou referência em segurança, conforto, tecnologia e sofisticação. Esse resultado é fruto do talento, dedicação e colaboração de todos os times da Volkswagen do Brasil e comprova a força do nosso design, engenharia e processo produtivo", destaca Leandro Oliveira, Plant Manager da unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), unidade que completará 66 anos em 18 de novembro e foi a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, iniciando a expansão global da marca. Na Anchieta também são produzidos os modelos Polo Track, Novo Nivus, Nivus GTS e Saveiro.

Em 2025, parte da produção do Virtus foi transferida para a fábrica de São José dos Pinhais (PR), desde abril, abrindo espaço para parte do volume de produção do Polo Track na Anchieta. Essa readequação foi importante para abrir espaço na unidade de Taubaté (SP) para a produção do Tera, também iniciada em abril de 2025; em Taubaté também são fabricados o Polo e parte do volume do Polo Track. Com apenas cinco meses no mercado, o Tera já se tornou o carro de passeio mais vendido do Brasil em outubro. Já são 31.901 unidades do Tera emplacadas no País (jun-13/11); em setembro e outubro, o Tera já foi o SUV mais vendido do Brasil. O Polo, por sua vez, é o carro de passeio mais vendido do Brasil no acumulado do ano e líder entre os hatches, com 106.001 unidades já emplacadas em 2025 (jan-13/11).

Confira a nossa editoria de veículos. 

"A chegada do Virtus à produção de São José dos Pinhais, neste ano, consolida nossa fábrica como um centro estratégico para a Volkswagen do Brasil. É um orgulho contribuir com o marco de 300 mil unidades, resultado do trabalho conjunto das nossas equipes, com paixão e dedicação, para garantir veículos com padrão global. Por trás de processos automatizados e soluções digitais que elevam a eficiência e a sustentabilidade, está o talento humano, assegurando que o Virtus continue sendo um sedã diferenciado, alinhado às exigências do mercado e às tendências globais de mobilidade", afirma César Drazul, Plant Manager da fábrica de São José dos Pinhais, onde também é produzido o Novo T‑Cross, o SUV mais vendido do Brasil no acumulado do ano, com 76.427 unidades emplacadas em 2025 (jan-13/11).

Foto: Divulgação Volkswagen 

Virtus entrega segurança, conforto, tecnologia e sofisticação

Além de ser nota máxima em segurança, o sedã Virtus foi totalmente reformulado, em 2023, em conforto, tecnologia, sofisticação e modernidade, com novo design ainda mais imponente e iluminação 100% em LED.

A lista extensa de itens de série desde as versões mais básicas e o novo design exclusivo reforçam a posição do modelo como único em seu segmento.

Durante toda sua trajetória no Brasil, a Volkswagen foi referência para a categoria de sedãs. Modelos históricos como Santana, Passat e Jetta marcaram a indústria nacional e, hoje, o Novo Jetta GLI – que chegou às concessionárias em 8 de novembro e já vendeu 1.196 unidades apenas no primeiro fim de semana – e o Virtus dão continuidade à tradição.

O papel do Virtus é exaltar a essência do segmento três-volumes, carregando a função de ser um carro espaçoso, luxuoso e confortável, do design exterior, passando pelo desempenho e conforto.

Na dianteira, traz conjunto de faróis e iluminação de neblina em LED de série para todas as versões. O capô é imponente, com perfil mais alto que modelo anterior, permitindo um para-choque sofisticado. A traseira tem lanternas em LED com assinatura que invade a tampa do porta-malas. O emblema, com nome do modelo, aparece centralizado e acompanhando o logo da marca. O destaque fica para a parte inferior, com friso cromado na versão Highline, além de refletores.

A paleta de cores conta com a especial Azul Biscay, além da Branco Cristal, Cinza Platinum, Preto Ninja e Prata Sirius.

Conforto para todos

 Foto: Divulgação Volkswagen 

O Virtus sempre se destacou pelo conforto para todos os ocupantes. Os passageiros do banco traseiro ficam livres para ocupar os 960 mm de espaço para as pernas e os 952 mm de espaço para cabeça. E contam também com saída de ar-condicionado e duas entradas USB-C. Atrás dos bancos são 521 litros de capacidade (VDA) no porta-malas, o maior do segmento.

O painel tem revestimentos com costuras duplas, assim como os acabamentos de porta. A central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, o painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas e o ar-condicionado Climatronic Touch compõem a ilha digital do Virtus. De série em todas as versões, o sedã tem carregador de celular por indução e outras duas entradas USB-C na dianteira.

 Foto: Divulgação Volkswagen 

Equipamentos e benefícios de um sedã de verdade

O Virtus tem pacote robusto de assistências ao motorista. O ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) e AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) são funções de série em todas as versões com câmbio automático, acompanhados da Função Frenagem de Manobra, seis airbags, Detector de Fadiga, Sistema de Frenagem Pós-Colisão, XDS+, sistema exclusivo da VW que utiliza as pinças de freio dianteiras para oferecer mais aderência em curvas, controlando a entrega de potência, e o BSW, função que atua reduzindo automaticamente a película de água nos discos dianteiros em dias de chuva, permitindo melhor desempenho de frenagem em piso molhado.

Debaixo do capô, toda a linha do três-volumes está equipada com motores da linha TSI Volkswagen. São cinco configurações disponíveis: 170 TSI com câmbio manual ou automático para a versão de entrada; o 200 TSI para as versões Comfortline e Highline; e o 250 TSI, especialmente para a versão Exclusive.

Exclusive: o Virtus mais sofisticado da história

Inspirado no sedã clássico da VW de 1990, o Santana EX, a versão Exclusive é a mais completa e sofisticada da história do Virtus. A soma do design exclusivo, à tecnologia e ao desempenho do motor 250 TSI faz do Virtus Exclusive um carro versátil: todas as características de um sedã sofisticado levados por um motor com desempenho de um esportivo, com quatro modos de condução à disposição (Eco, Normal, Sport e Individual).

VW é a maior fabricante de automóveis do Brasil: +26 milhões de unidades

Dos 100 milhões de veículos já produzidos pelo setor automotivo brasileiro, mais de 26 milhões de unidades correspondem à produção da Volkswagen do Brasil, a maior fabricante de automóveis do País, há 72 anos investindo no desenvolvimento de veículos e na produção locais, gerando empregos e contribuindo com a economia. Mais de 200 mil colaboradores ajudaram a construir a história de sucesso da Volkswagen do Brasil nessas mais de sete décadas.

O marco de 26 milhões de unidades contempla a produção das três fábricas de automóveis da Volkswagen do Brasil: Anchieta (em São Bernardo do Campo, SP, inaugurada em 1959, sendo a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha), Taubaté (SP, inaugurada em 1976) e em São José dos Pinhais (PR, inaugurada em 1999), com motores fabricados na unidade de São Carlos (SP, inaugurada em 1996).

Investimentos de R$ 20 bilhões e 21 lançamentos na região

A Volkswagen acredita na força do Brasil e da Região América do Sul e segue como uma das protagonistas do maior ciclo de investimentos do setor para construir o futuro da mobilidade sustentável. A Volkswagen está investindo R$ 20 bilhões na Região América do Sul até 2028, com uma ofensiva de 21 novos veículos para a região, dos quais 10 já foram lançados.

Desse total, são R$ 16 bilhões de investimentos no Brasil, até 2028, com uma ofensiva de 17 novos veículos no País, dos quais oito foram lançados com sucesso (Novo T‑Cross, Nova Amarok, Novo Nivus, Nivus GTS, Tera, Golf GTI, Novo Jetta GLI e Novo Taos). A breve estreia dos híbridos está entre os destaques.

A partir de 2026, todo novo modelo Volkswagen desenvolvido e fabricado na Região América do Sul terá versões eletrificadas. O portfólio da marca terá veículos híbridos em todas as modalidades possíveis: híbridos leves, híbridos e híbridos plug-in. A produção do 1º veículo com a Plataforma MQB37 será na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), com sistema de propulsão HEV flex. Vale destacar que os modelos Total Flex também seguirão no portfólio da Volkswagen do Brasil.

Marcos de produção da Volkswagen do Brasil (em unidades de veículos):

Julho de 1970: 1.000.000

Novembro 1979: 5.000.000

Maio 1994: 10.000.000

Maio 2005: 15.000.000

Maio 2012: 20.000.000

Junho 2023: 25.000.000

Agosto 2025: 26.000.000

Produção das fábricas no Brasil:

Anchieta: 14,9 milhões de veículos

Taubaté: 7,9 milhões de veículos

Curitiba: 3,2 milhões de veículos

São Carlos: 14,4 milhões de motores

Modelos mais produzidos na história da Volkswagen do Brasil:

Gol: +8,5 milhões de unidades (líder de vendas no mercado brasileiro por 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014; modelo mais produzido, mais vendido e mais exportado da indústria nacional)

Fusca: +3 milhões (líder de vendas por 24 anos consecutivos, de 1959 a 1982)

Fox: + CrossFox: 2,1 milhões

Saveiro: 1,7 milhão

Kombi: 1,5 milhão

Voyage: 1,5 milhão

Polo: 1,12 milhão

Brasília: 950 mil

Parati: 912 mil

T‑Cross: 576 mil

Golf: 550 mil

Nivus: 317 mil

Virtus: 300 mil