Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O documentário de Jorge Bodanzky (Iracema, Uma Transa Amazônica), Amazônia, A Nova Minamata? será exibido na Globonews no sábado, dia 6 de dezembro, às 23h. Com coprodução da Globo Filmes e Globonews, e realização da Ocean Films, o filme foi produzido por Nuno Godolphim e João Roni e distribuído nos cinemas pela O2 Play.

Segundo Bodanzky, Amazônia, A Nova Minamata? veio ao mundo com a missão de ser um filme militante. A produção alerta sobre como a contaminação da Amazônia compromete o desenvolvimento neuromotor e cognitivo das crianças, deixando sequelas seríssimas para essa população ao longo de suas vidas, podendo, até, causar mortes.

O documentário acompanha a saga do povo Munduruku na luta para conter o impacto destrutivo do garimpo de ouro em seu território, e ao mesmo tempo revela como a Doença de Minamata, decorrente da contaminação por mercúrio, hoje ameaça os habitantes de toda a Amazônia. O longa equilibra um conteúdo científico muito complexo com o drama humano dos indígenas que se veem ameaçados por uma doença que compromete a saúde dos adultos de forma silenciosa, tendo consequências desastrosas nas novas gerações.

Recentemente, como efeito da repercussão do filme, Amazônia, A Nova Minamata? foi exibido na abertura da COP06 da Convenção de Minamata, em Genebra, dando voz e lugar aos povos da Amazônia na cúpula da ONU responsável por definir os rumos para a extinção do uso deste metal pesado em atividades humanas. O documentário também esteve na COP30, realizada pela primeira vez no Brasil, em Belém (PA), e fomentou o debate sobre o perigo que o garimpo e o mercúrio estão trazendo para a saúde de todas as populações da Amazônia.

Sobre a distribuidora O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.

Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.

Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates e Chorão - Marginal Alado, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo, Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023, Priscilla e Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você.

A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção, Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022, o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car, o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close e o indicado ao Oscar® 2024 de Melhor Filme Internacional Dias Perfeitos.

Sobre a produtora Marea Cine

O núcleo de conteúdo da Ocean Films - com mais de 15 anos de experiência e que já colaborou com diversos canais e plataformas, como: Netflix, Globoplay, HBO, GNT, ESPN Brasil, Curta!, Globofilmes, RTP (Portual) e TV Cultura - agora se chama Marea Cine. Nosso primeiro longa-metragem, "Pequeno Segredo", foi selecionado para representar o Brasil no Oscar de 2017 na categoria de Melhor Filme Internacional.

Dentre nossas produções, destacamos a série de doc-reality "Por Um Respiro" (Globoplay), a série de ficção "Temporada de Verão" (Netflix), a qual criamos e coproduzimos, e a série documental "Transamazônica - Uma Estrada Para o Passado" (HBO), vencedora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2022, na categoria Melhor Série de Documentário. João Roni, sócio da Marea Cine, é produtor executivo do longa-metragem de ficção “Meu Amigo Pinguim”, protagonizado pelo astro francês Jean Reno e lançado em 2024.

Nossos filmes mais recentes são o documentário "Amazônia, a Nova Minamata?", dirigido por Jorge Bodanzky, exibido na COP-30 e na UN Water Conference; o longa documental "No Céu da Pátria Nesse Instante”, dirigido por Sandra Kogut, exibido em festivais de cinema como Málaga, Biarritz, Jeonju e IDFA; o longa documental “Quando o Brasil era Moderno”, dirigido por Fabiano Maciel, menção honrosa nos festivais É Tudo Verdade e Atlantidoc; e o longa-metragem “O Homem de Ouro”, dirigido por Mauro Lima, com estreia no Festival do Rio - todos com estreia em 2025.