Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Freepik/@wirestock

Foto: Freepik/@wirestock

Os novos indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC), elaborados em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), revelam um cenário de forte expansão para o mercado imobiliário brasileiro no balanço parcial de 2025. Entre janeiro e outubro do referido ano, o número de unidades lançadas apresentou um crescimento de 34,6% em comparação ao mesmo período de 2024.

O resultado consolidado foi impulsionado significativamente pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que registrou um aumento de 38,6% no volume de novas unidades. O segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) também contribuiu para o saldo positivo, com um avanço de 14,3% nos lançamentos em unidades.

Valorização e desempenho financeiro

Em termos financeiros, o crescimento do setor é ainda mais acentuado. O valor total lançado no mercado teve um incremento real de 41,0% no acumulado do ano. O desempenho foi sustentado de forma equilibrada por ambos os segmentos com MAP e MCMV registrando 42,5% e 40,1% no valor lançado, respectivamente.

No campo das vendas, o setor registrou um aumento de 2,3% entre janeiro e outubro, em comparação com o resultado do ano anterior. O destaque de vendas ficou exclusivamente com o MCMV, que cresceu 8,6% e compensou a retração de 17,8% observada no segmento MAP no mesmo período.

Entregas e oferta

A eficiência operacional das incorporadoras refletiu-se na entrega de chaves. Houve um crescimento de 15,3% no número de unidades entregues em 2025. O segmento MCMV liderou as entregas com alta de 23,5%.

Vendas sobre Oferta (VSO)

O indicador de Vendas sobre Oferta (VSO) trimestral encerrou outubro em 25,1%, uma redução de 4,6 pontos percentuais em relação ao ano anterior. No segmento MAP, o VSO fixou-se em 23,2%, patamar ligeiramente inferior à média geral do mercado.

“O crescimento no percentual de lançamentos em 2025 demonstra a resiliência do setor. O programa Minha Casa, Minha Vida segue como um pilar fundamental garantindo o acesso à moradia para milhares de famílias brasileiras”, afirma o presidente da ABRAINC, Luiz França.