Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Os participantes da Missão Frutilho; prospecções de mercado para produtores de abacaxi da Cooperfruto, visitarão no período de 15 a 24/07 as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Uberlândia e Goiânia. O objetivo da missão é viabilizar a expansão e a comercialização do abacaxi produzido no Estado, pela Cooperativa de Fruticultores da Região Central do Tocantins (Cooperfruto).

O Tocantins está entre os dez maiores produtores de abacaxi do Brasil e a missão quer buscar novos canais de comercialização do produto. Para alcançar esse objetivo, os membros da comitiva irão visitar os canais de distribuição, reunir informações sobre o mercado de cada um desses Estados, conhecer oportunidades de negócios e identificar as necessidades e expectativas de potenciais compradores.

Participarão da Missão Frutilho os representantes da Cooperfruto, o presidente Marco Antônio Kfouri, o gerente Roberto C. Passos Junior, o diretor técnico Cleiton Marinho de Brito e do Sebrae o analista Gilberto Martins Noleto.

A cooperativa

A Cooperfruto foi criada em agosto de 2006 sob a iniciativa de trinta e dois produtores da de abacaxi da Região Central do Tocantins. Atualmente está sediada na cidade de Miranorte.

A comercialização da produção de abacaxi da Região é feita por meio da Cooperativa, a perspectiva e vender até o final de 2007, cerca de 3.000.000 frutos. Atualmente a Cooperfruto faz negociação direta do abacaxi com redes de supermercados e grandes centros atacadistas.

Segundo o Presidente da Cooperativa, Marco Antônio Kfouri, "o objetivo da cooperativa é prestar serviços aos produtores de abacaxi da região central do Tocantins. Existem planos de montagem de uma loja de insumos agrícolas, promoção de assistência técnica de qualidade aos cooperados, industrialização da fruta por meio do apoio direto do Instituto Brasileiro da Fruta", afirma Marco Antonio.

A participação do Sebrae na expansão do mercado de Abacaxi

O Projeto de Desenvolvimento do Abacaxi na Região Central do Tocantins (Darc) desenvolvido pelo Sebrae, tem o objetivo de organizar e fortalecer o setor produtivo da fruta por meio do cooperativismo. Tendo como público alvo os pequenos e médios produtores de abacaxi dos municípios de Barrolândia, Miranorte e Miracema, o Projeto Darc busca o aumento da produtividade, qualidade, comercialização e bem estar do produtor rural.

São parceiros do Projeto Darc o Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Agropecuário (Adapec) e Instituto Rural do Tocantins (Ruraltins), Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Sindicato dos Produtores Rurais de Barrolândia e Sindicato dos Produtores Rurais de Miracema, além das Prefeituras de Barrolândia, Miracema e Miranorte.

Sebrae