foi realizado na noite deste sábado, 14, na Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo.
O evento contou com a participação de oito grupos. O encontro foi uma realização do governo do Estado, por meio da Fundação Cultural, juntamente com a prefeitura local.
Ao todo foram 16 composições inscritas, nas quais, 12 foram selecionadas para fazerem parte do CD do Encontro. A seleção foi feita por uma comissão que analisou apenas o critério de interpretação das músicas. A comissão de seleção foi formada pelo cantor e compositor Everton do Andes, e pelos antigos foliões da cidade, Joaquim Amaral, Gildiney Amaral, João Martins e Cândido Lopes.
Além dos grupos, os dançarinos de sússia e de tambor também foram destaque do encontro, principalmente na participação de Albertino e Socorro, que mostraram muita segurança e equilíbrio dançando com uma garrafa na cabeça.
O encerramento do encontro ficou por conta da participação do cantor Everton do Andes e dos Catireiros de Porto Nacional. O evento teve como objetivo promover e divulgar as manifestações da cultura tradicional, bem como viabilizar o intercâmbio e a capacitação de mestres e artistas.
Selecionados - CD do Encontro:
Categoria Folia
Emancipação de Monte do Carmo, de Reis e Adão
História do Passado, de Jacson e Ailton
Vale dos Foliões, de Joaquim de Patú e Domingos de Américo
Com o filho desprezado, de Adelson Nunes e Mininim
Cultura do Carmo e Violência no Brasil, ambas de Sarí e Mundico.
Na categoria Tambor
Passarim Beija fulô, domínio público
Tambor mais a sússia tem diferença, de Sari e Mundico
Ce vai me levar, de domínio popular.
Na categoria Sússia
Bem-te-vi cantou beija-flor piou, de Joaquim Alves e Aderson
Boi Baiano, de domínio popular.
Festejos do Carmo
Os Festejos do Carmo tiveram início no dia 7 de julho com missas e novenas. D,eram início aos pontos altos da festa, onde no domingo, 15, aconteceram os levantamentos dos mastros de Nossa Senhora do Rosário e do Divino Espírito Santo. Na manhã de segunda-feira, 16, aconteceu a carreata com os festeiros de Nossa Senhora do Carmo, com a missa solene em homenagem à padroeira acontecendo em seguida.
As comemorações do Divino do Espírito Santo tiveram início na manhã desta terça-feira, 17. E às 19h acontece a Missa de Coroação do Imperador. As homenagens à Nossa Senhora do Rosário tiveram início nesta tarde de terça-feira, com a Caçada da Rainha.
Os festejos se encerram na quarta-feira, 18, com a missa solene em honra à Santa dos Negros e, em seguida, a missa de bênção e envio dos romeiros.
SECOM