Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

No dia 5/08, a equipe de 20 voluntários da Ação Social do Rally dos Sertões e do Instituto Brasil Solidário retorna à estrada para o desenvolvimento da segunda das três etapas do "Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola" (PDSE) de 2007, em paralelo a competição do Rally dos Sertões. Este ano, a expedição envolve 10 cidades e 13 unidades de ensino distribuídas entre os estados de Goiás, Tocantins, Piauí, Pernambuco e Bahia. O objetivo desta segunda visita é observar o desenvolvimento dos projetos implantados na 1ª etapa do projeto e dar continuidade os trabalhos desenvolvidos. Acompanhe abaixo quais foram as iniciativas ligadas à educação na primeira fase e quais são os objetivos para a segunda etapa.

Muito mais do que fornecer ferramentas para a implantação de projetos, a Ação se preocupa em capacitar agentes que possam dar continuidade aos trabalhos e multiplicar desta forma seus resultados. Em junho, por exemplo, todas as escolas receberam 600 livros novos e usados, doados pelas editoras DCL, Melhoramentos, Paulus e Reader’s Digest para a montagem ou aprimoramento de uma biblioteca. Para organizarem da melhor maneira possível um sistema eficiente de catalogação e empréstimo das publicações, os professores foram treinados em um workshop de capacitação.

Na segunda visita, os voluntários observarão se de fato as escolas seguiram as orientações dadas para que a biblioteca esteja à disposição de alunos e demais moradores da comunidade. "Grande parte das escolas destes municípios nunca teve quaisquer orientações sobre como gerir sua biblioteca. Com a capacitação, os responsáveis recebem instruções sobre como conservar os livros, como controlar os empréstimos e, principalmente, como incentivar a leitura do público local", explica o coordenador dos trabalhos, Luis Salvatore.

Ainda com o objetivo de incentivar a leitura, as escolas ganharam dois lotes da Revisteca Abril, composto por 33 títulos de revistas e duas estantes para a exposição do material. A iniciativa da Editora Abril prevê uma atualização a cada três meses das edições com a entrega de novos kits de revistas da editora e de suas parceiras (Cultural e Duetto Editorial).

Segunda fase - Nesta próxima visita, cada uma das escolas receberá cerca de mil kits com materiais escolares, cadernos Credeal e Revistas 4x4 e cia e Seleções. Todos conterão também cinco livros da Fundação Educar DPaschoal e da Van Moorsel Gráfica e Editora, além de material Faber-Castell e gibi sobre escovação e material educativo Colgate. Todo o material será entregue posteriormente a alunos da instituição com o objetivo de oferecer ferramentas para que os estudantes possam continuar seus estudos também em casa. Os docentes também receberão um kit com dois guias do professor, além dos cinco livros contidos no kit dos alunos.

As ações serão complementadas ainda por um clima lúdico e cultural: haverá contação de história para os alunos pequenos, com capacitação para os professores. Além disso, o teatro de marionetes da Cia. de Inventos, sucesso entre crianças e adultos há quatro anos, também estará de volta em todas as comunidades.

por Instituto Brasil Solidário