Visando buscar subsídios e informações da população, bem como prestar esclarecimentos sobre o Plano de Conservação e Usos Múltiplos do Lago de Lajeado, o Naturatins Instituto Natureza do Tocantins, em parceria com as prefeituras locais, realizará na terça-feira, 31, as consultas públicas nos municípios de Brejinho de Nazaré, a partir das 9h, no auditório Sara Negri; e em Ipueiras, às 15h, no Centro de Convivência João de Souza Silva.
As consultas públicas terão duração prevista de três horas. No primeiro momento, o diretor de Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável do Naturatins, Antônio Santiago, apresentará o plano, enfocando as permissões e restrições em relação ao entorno do reservatório, e após a explanação do projeto, será aberto a manifestações, sugestões e esclarecimentos.
Além da população e representantes locais, participarão das consultas públicas representantes das secretarias da Agricultura, Planejamento, Educação e Patrimônio; do MPE - ministério Público Estadual e MPF Ministério Público Federal, que atuaram como colaboradores na aprovação do plano.
Segundo o técnico da Astep Raul Rodrigues, a consolidação e aprovação do documento estão previstas para acontecer em novembro deste ano, após as consultas nos outros municípios que também fazem parte das áreas afetadas pelo reservatório da UHE Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. São eles: Palmas, Porto Nacional, Miracema e Lajeado.
O Plano
A aprovação do plano tem como finalidade promover o gerenciamento dos recursos hídricos, oferecendo oportunidades de usos diversificados, tais como energia, navegação, recreação, turismo, pesca, aqüicultura, irrigação, apoio às atividades agrícolas, abastecimento público urbano e rural. Consequentemente, prevê a melhoria da qualidade de vida dos moradores do entorno do Lago, a proteção e conservação das áreas, e o controle da qualidade da água e das ocupações irregulares no entorno.
Da redação com informações da Secom