Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Backup, desfragmentação do disco rígido e remoção de arquivos temporários estão entre as ações mais importantes para o bem de um computador. Mas também são as tarefas mais freqüentemente deixadas de lado no corre-corre da vida dos usuários, principalmente nas empresas.

Cientes da necessidade de preservar as informações armazenadas nos PCs da rede e garantir que os funcionários não percam produtividade, grandes corporações adotam políticas globais automatizadas para que esses processos sejam executados independentemente da ação dos usuários. Nas pequenas empresas, porém, isso nem sempre é possível.

Vamos mostrar como fazer o Windows XP realizar automaticamente funções importantes. O procedimento poderá ser usado posteriormente para agendar outras tarefas que devam ser executadas sem intervenção do usuário.

Caso o sistema operacional seja o Vista, clique no botão Iniciar, selecione Todos os Programas, Ferramentas de Sistema e clique em Agendador de Tarefas. Caso seja solicitado, clique em Continuar. Com alguns pequenos ajustes, as instruções abaixo podem ser aplicadas ao agendador do Vista facilmente.

Assistente de tarefa agendada

O Windows possui um pequeno utilitário responsável por executar tarefas previamente agendadas. Para acessá-lo, clique em Iniciar, Painel de Controle e dê um duplo clique em Tarefas Agendadas.

Caso exista alguma tarefa já definida, ela será exibida na janela. Para abrir o assistente que irá guiá-lo no agendamento de uma nova tarefa, dê um duplo clique em Adicionar tarefa agendada e depois em Avançar. Será necessário repetir este procedimento para cada um dos processos que serão agendados.

Acabe com a fragmentação no HD

Uma das razões que podem tornar um computador mais lento é a fragmentação dos dados armazenados no HD. Isso ocorre porque o sistema, ao gravar as informações, busca por espaços vazios.

Caso o disco esteja com baixa taxa de ocupação, os dados são armazenados de forma contínua e podem ser acessados rapidamente. À medida que o disco vai sendo preenchido, os dados passam a ser guardados em partes menores (fragmentos). Quanto mais fragmentos houver, mais lento o sistema ficará.

Clique em Procurar, e digite %systemroot%system32defrag.exe e clique em Abrir. Na caixa de diálogo, dê um nome para a tarefa que está sendo agendada (por exemplo, Desfragmentação) e selecione a freqüência com que deve ser executada (recomendamos Semanalmente) e clique em Avançar.

Defina, agora, a Hora de início e o dia da semana em que se quer executar a tarefa (por exemplo, toda sexta-feira, às 19h, ou após o encerramento do expediente de sua empresa).

Nesta tela é possível programar a tarefa para ser executada a cada quinze dias (basta colocar o número 2 no segundo item da caixa de diálogo).

Clique em Avançar. Caso o usuário do Windows tenha senha, você deverá colocá-la na tela seguinte. Clique em Avançar novamente e selecione o item Abrir as propriedades avançadas desta tarefa ao clicar em Concluir e depois clique no botão Concluir.

Nos casos mais comuns, o drive C é o que se deseja desfragmentar. Na aba Tarefa, digite C: precedidos de um espaço em branco na linha Executar, clique em Aplicar e depois em OK. Caso seja solicitado, forneça a senha do usuário e clique em OK novamente.

Observação: Se o computador tiver mais de um HD, será necessário ter várias tarefas agendadas, substituindo a letra C pela letra de identificação do drive a ser desfragmentado.

Remova arquivos desnecessários

Navegar na web, fazer downloads e instalar softwares costumam gerar arquivos temporários que, com o tempo, vão lotando o seu HD, causando fragmentação e deixando o PC mais lento.

Até mesmo os arquivos da Lixeira continuam ocupando espaço no HD. Outros processos – como o uso do Office – também geram arquivos temporários.

Programe o Disk Cleanup do Windows para acabar com esses pesos mortos. Abra o assistente de agendamento. Clique em Procurar e digite %systemroot%system32cleanmgr.exe e clique em Abrir.

Coloque um nome na tarefa (por exemplo, Remoção de arquivos temporários), selecione a freqüência de execução dessa tarefa (pode ser Diariamente), clique em Avançar, determine dia e horário e data a partir da qual a limpeza começa a ser feita automaticamente e clique em Avançar novamente.

Forneça a senha do usuário do Windows (caso exista) e clique em Avançar. Selecione a opção Abrir as propriedades avançadas desta tarefa ao clicar em Concluir e clique no botão Concluir.

De forma semelhante ao processo de desfragmentação, é necessário informar ao utilitário o drive que deverá ser usado no processo de limpeza. Para isso, na aba Tarefa, digite /sagerun:64 precedido de um espaço em branco na linha Executar, clique em Aplicar e depois em OK.

Caso seja solicitado, forneça a senha do usuário do Windows novamente. Este procedimento fará a limpeza dos arquivos desnecessários de todos os discos do seu computador.

Backup salvador

Muito já se falou da importância de fazer backup dos dados contidos no disco rígido regularmente. Infelizmente, na atribulação das rotinas diárias, os usuários acabam dando prioridade a outras atividades.

Quando um problema com o HD acontece e verifica-se que o backup não foi feito ou está desatualizado é que se percebe como deveria ter sido dada prioridade também a essa atividade.

Dependendo da importância e do volume de dados gerados, a realização de cópias de segurança dos dados pode ser feita em intervalos menores (por exemplo, diariamente) ou mais espaçadamente.

O ideal é fazer backup pelo menos uma vez por semana da pasta Meus Documentos (ou aquela onde os dados do usuário estão armazenados) e das configurações do usuário.

Diferentemente dos demais agendamentos, será necessário utilizar o Assistente de backup ou Restauração do Windows.

Clique em Iniciar, depois em Executar e digite ntbackup, clique no botão OK e depois em Avançar. Mantenha selecionada a opção Fazer backup de arquivos e configurações e clique em Avançar novamente.

Selecione a opção Meus documentos e configurações; clique em Avançar. Na nova caixa de diálogo que abrir, clique no botão Procurar para escolher onde o backup será salvo.

Caso o computador tenha mais de um HD, opte por salvar o backup no outro disco (ou ainda gravá-lo em CD ou DVD – nesse caso, não esqueça de deixar a mídia na unidade óptica; ou uma pasta na rede).

A título ilustrativo, vamos salvar o backup na área de trabalho do PC (Desktop), com o nome Backup Semanal; clique no botão Salvar e depois em Avançar.

Será necessário, agora, ajustar alguns parâmetros do backup. Clique no botão Avançado. Mantenha a opção Normal selecionada e clique em Avançar.

Selecione a opção Verificar dados após o backup e clique em Avançar. Mantenha a opção Acrescentar este backup aos backups existentes e clique no botão Avançar. Na próxima tela é que você vai programar o backup para fazer parte das atividades agendadas.

Selecione a opção Mais tarde, dê um nome diferente do que foi dado anteriormente (por exemplo, Backup semanal – agendamento) e clique no botão Definir agendamento.

Na aba Agendar, escolha a opção Semanalmente, coloque o horário de início do backup (preferencialmente após o final do expediente, digamos 20:00, todas as sextas-feiras). Clique no botão OK.

Forneça a senha do usuário do Windows (se houver) e pressione OK, depois em Avançar. Caso seja solicitado, forneça a senha novamente, pressione o botão OK e depois o botão Concluir. Pronto, a tarefa já foi inserida na lista de tarefas agendadas.

PC WORLD