Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A obra, orçada em 1,3 milhões, tem capacidade para 960 alunos do ensino fundamental ao ensino médio. "Educação é coisa séria, temos que dar condições aos nossos alunos para que possamos prepará-los para o mercado de trabalho", disse o governador, destacando a importância da educação para o desenvolvimento humano e conseqüente melhoria da qualidade de vida da população.

Na ocasião, Marcelo Miranda anunciou ainda a pavimentação da estrada entre Taipas e o município de Conceição do Tocantins, de aproximadamente 42 km, que liga a TO-050. O governador explicou que o projeto está concluído e no momento busca recursos para a construção da obra.

Moradias

Durante a estada em Taipas o governador entregou 90 moradias, construídas por meio do programa ‘Habitação para todos nós’ e 20 ‘Cheques Moradia’ na modalidade reforma. Ele aproveitou para vistoriar as instalações do posto de saúde, totalmente reformado, ampliado com novas salas e novos equipamentos. Os investimentos no município giram em torno de R$ 2 milhões frutos de parcerias entre os governos federal, estadual e municipal.

O prefeito do município, Joaquim Carlos Azevedo (DEM), agradeceu os benefícios e destacou o apoio que tem recebido do governo do Estado. "O município de Taipas está muito feliz, porque sempre tivemos apoio do governo para realização de nossas obras e agora o governo nos presenteou com esta escola padrão que atende todo o município", disse o prefeito, lembrando ainda de ações do governo estadual no município, como praças e pavimentação asfaltica.

Participam ainda do evento a senadora Kátia Abreu (DEM), a deputada federal Nilmar Ruiz (DEM) e o deputado estadual Paulo Roberto (DEM) – além de secretários de Estado e prefeitos de municípios circunvizinhos.

Educação

A nova escola absorve cerca de 600 alunos da única unidade educacional do município que recebia o mesmo nome, construída há 23 anos. Conta com oito salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática e ciências além de quadra poliesportiva. Há ainda área de lazer, administração, alimentação e pátio distribuídos em 1,7 mil metros quadrados. Os recursos são oriundos dos governos estadual e federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

A secretária estadual da Educação, Maria Auxiliadora Seabra Rezende (Dorinha), destacou a qualidade da unidade escolar e o compromisso da atual gestão com a educação do povo tocantinense. "É uma escola com investimento significativo e representa o compromisso do Governo em melhorar a educação como um todo no Estado", disse.

Para o diretor da unidade escolar, Luciano Alencar Mata Pires, as melhorias motivam a todos. "Com essa estrutura que foi construída, com certeza os professores darão sua resposta positiva, melhorando a qualidade do ensino", assegurou. O estudante do 3º ano do ensino médio, Ramon Cariolano Bispo, de 17 anos, se mostrou satisfeito com a novidade. Para ele, além de melhorar a aprendizagem ajudará ainda no projeto do jornal da escola que acabam de lançar.

Secom