Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Um encontro que gerou muita expectativa. De um lado o Grupo SGC Energia, do outro o secretário da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, acompanhado do deputado estadual Paulo Roberto (DEM) e dos empresários tocantinenses que compõem a comitiva em Portugal. As potencialidades do Tocantins na geração de energia limpa chamaram a atenção do presidente da SGC Energia, Vanney Vales. A empresa está construindo na região metropolitana de Lisboa uma usina e duas esmagadoras para a produção de biocombustíveis. Segundo Vales, a empresa busca novas áreas para a produção da matéria -prima (mamona e principalmente o pinhão-manso).

E o Tocantins tem grandes chances de se tornar uma destas áreas, pela quantidade de terras disponíveis para o plantio, mão-de-obra qualificada e boa logística. A idéia seria importar do Estado essas matérias-primas. O grupo desconhecia as informações sobre o Tocantins e segundo Eudoro Pedroza, a comitiva chegou na hora certa. O Tocantins tem para oferecer tudo o que eles precisam, afirmou o secretário.

A comitiva está em Portugal há quatro dias e, neste período, participou de várias reuniões com executivos de instituições financeiras, empresários e ganhou o apoio da Embaixada do Brasil em Portugal. O governador Marcelo Miranda (PMDB) adiantou que a decisão de visitar Portugal foi uma excelente iniciativa. É fazendo contatos e divulgando o potencial do Tocantins que vamos conquistando novos parceiros comentou o governador.

Oeiras

Nesta quarta-feira o governador e toda a comitiva foram recebidos pelo presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Afonso Morais. Oeiras é uma das principais cidades na região da grande Lisboa e tem grande poder econômico-financeiro, sendo sede de vários escritórios centrais de empresas, tanto multinacionais quanto nacionais. Oeiras se fortaleceu nos últimos 20 anos se tornando referência em Portugal. Segundo Isaltino Afonso, os avanços de uma região só depende de quem comanda, é preciso ter liderança forte e saber onde quer chegar e persistir. O presidente da Câmara elogiou a ousadia do governador Marcelo Miranda de ir em busca de novos investimentos em outro país.

Fonte: Secom