Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

a 1.564 escolas públicas de 266 municípios.

Os materiais, bolas, bandeiras e jogos de xadrez, são produzidos por detentos e por pessoas de comunidades em situação de risco social. Receberão os itens esportivos as escolas dos municípios do Tocantins, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe.

Segundo o gerente dos programas Pintando a Liberdade e Pintando a Cidadania, Gerêncio de Bem, com estas remessas de materiais esportivos o Pintando irá atender aproximadamente um milhão de crianças e adolescentes de mais de 200 municípios, somente no mês de outubro. "Nunca o programa obteve tanta produção como agora. Assim, podemos realizar o nosso grande objetivo que é distribuir o maior número de materiais esportivos para escolas públicas que atendem os critérios estabelecidos pelo Ministério do Esporte", explica Gerencio.

Material

Serão distribuídos nesta ação 369 bandeiras do Brasil, que foram confeccionadas no presídio da Papuda em Brasília, 7.992 bolas de futebol de campo, 8.589 bolas de basquete, 7.241 bolas de futsal, 11.266 bolas de handebol, 10.724 bolas de vôlei, 11.745 jogos de xadrez. O material do xadrez é produzido pela fábrica do programa Pintando a Cidadania instalada em Conceição do Jacuípe (BA), a única que produz os kits - tabuleiro e peças.

As bolas foram fabricadas pelos detentos do Instituto de Readaptação Social (ES), Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, Odenir Guimarães (GO), Complexo Penitenciário de Pedrinhas (MA), Penitenciária de Alcaçuz (RN), Penitenciária de Florianópolis (SC), Complexo Penitenciário da Grande Florianópolis - São Joaquim (SC), Penitenciária Industrial de Joinville (SC), Penitenciária Estadual de Areia Branca (SE) e pela Casa de Custódia de Palmas (TO).

Números gerais

Os programas Pintando a Liberdade e Pintando a Cidadania têm a característica de oferecer emprego e renda através da produção de uniformes e de material esportivo. O Pintando a Liberdade promove a ressocialização de 12,7 mil detentos no Brasil que produzem um total de 1,8 milhão de itens por ano. Eles atuam em 90 unidades de produção instaladas em 68 presídios de todos os estados e do Distrito Federal. Além de adquirir qualificação profissional, os detentos recebem rendimentos conforme a produção e têm, a cada três dias trabalhados, um dia diminuídos na pena.

Já o Pintando a Cidadania está instalado em cinco comunidades em áreas de risco social em São Paulo, na Bahia e no Valparaiso (GO). 1.781 pessoas atuam diretamente no processo de produção de material esportivo, em caráter de atividade continuada. A renda é dividida para cada trabalhador conforme a sua produção.

Da redação com informações Ascom – Ministério do Esporte