Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com o apoio da Fundação Cultural do Tocantins e da Prefeitura de Monte do Carmo, entrega à comunidade de Monte do Carmo, município a 97 km de Palmas, no dia 10 de novembro, as obras de restauração da Igreja Nossa Senhora do Carmo.

A solenidade de entrega da obra terá inicio às 19h, e contará com as presenças da superintendente da 14ª Regional do IPHAN, Salma Saddi Waress de Paiva, do presidente da FCT, Júlio César Machado, do prefeito de Monte do Carmo, Condocert Cavalcante, além de autoridades locais.

Construída no século XVIII e modesta por suas proporções e pela ausência de torres, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em seu estilo colonial, se destaca pela forma arquitetônica, formada pela nave, capela-mor e sacristia lateral. Com uma fachada simples, a igreja ocupa, aproximadamente, o ponto central da área histórica da cidade.

Retábulo

Aproveitando a ocasião, a Fundação Cultural entregará à comunidade carmelitana o Retábulo lateral restaurado. O projeto encaminhado pela Fundação, por meio da Diretoria de Patrimônio, foi aprovado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pela Brasil Telecom.

O Retábulo do Cristo Crucificado não possui um estilo próprio, e sim segue várias influências da época como do rococó e o neoclássico. A responsável pela recuperação do altar foi a especialista em restauração de bens culturais Mara Solange Fantine. A obra teve um custo de R$ 29 mil.

Fonte: Secom