Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

– Agência Nacional de Vigilância Sanitária. As instalações do Estoque Regulador, o 6º prédio anexo da Sesau - Secretaria Estadual da Saúde, foram inauguradas nesta terça-feira, 27, pelo governador Marcelo Miranda (PMDB) e pelo titular da Sesau, Eugênio Pacceli.

Com a central, será agilizada a distribuição de medicamentos aos 19 hospitais regionais do Tocantins (a cada 60 dias) e aos hospitais de grande porte, como o HGP – Hospital Geral de Palmas, Hospital Regional de Araguaína e Hospital Dona Regina (a cada 45 dias).

Na ocasião, o governador destacou a relevância do empreendimento. "É muito importante contar com um local adequado para armazenar todo o estoque de medicamentos, não como antes, um almoxarifado onde só cabia 40% do estoque. Agora, existirão dias certos para saírem as cargas de medicamentos aos municípios, o que é de extrema relevância para a população do Estado e que traz satisfação dos servidores da Saúde, que sabem que agora todo o processo médico está sendo regularizado", disse Marcelo Miranda, citando que a iniciativa do Tocantins serve de exemplo aos demais estados brasileiros.

Segundo Pacceli, a central chega num novo momento, em que a compra de remédios segue uma nova estratégia de planejamento, centralizada e totalmente informatizada, que gerou economia de R$ 16 milhões entre janeiro e outubro de 2007. "Nós trabalhamos com um histórico de ocupação de leitos de cada hospital e por isso sabemos quanto, em média, se consome em medicamentos em cada um deles. Por estas novas práticas, estamos convictos que o Tocantins não sofrerá mais com problemas de abastecimento", avaliou o secretário da Saúde.

O Estoque Regulador de Medicamentos, localizado na quadra 1.112 Sul, em Palmas, conta com área construída de 1.498 m² e com capacidade para armazenar cerca de 4 mil ítens.

Na ocasião, o secretário Eugênio Pacceli, que completa seu primeiro ano no cargo, destacou que a Saúde no Tocantins vive um novo tempo, de maior eficiência, em que o pagamento aos fornecedores e a distribuição de medicamentos está regularizada. Citou também recentes avanços em infra-estrutura, como a inauguração da Central de Hemodiálise de Gurupi, a reforma do pronto socorro infantil do Hospital e Maternidade Dom Orione (Araguaína) e a ampliação do Hospital e Maternidade Dona Regina (Palmas).

A solenidade de inauguração foi prestigiada por um grande número de secretários de Estado, pelo secretário da Saúde de Palmas, Samuel Bonilha - representando o prefeito Raul Filho (PT); pela promotora de Justiça da Cidadania da Capital, Maria Roseli de Almeida Pery; e pelo residente do Simed – Sindicato dos Médicos do Estado, Bucar Amad Bucar.

Secom