Tudo o que você quer é ser prestativo. Quando seus amigos ou familiares têm um problema com o computador é você que eles chamam. Não importa o quanto você conheça de informática, corrigir problemas pode ser um desafio quando se conversa com alguém que não sabe diferenciar a barra de espaços de uma porta USB. Então, algumas vezes, é preciso ajuda para sermos úteis.
Em primeiro lugar, vamos mostrar como ajudar aqueles que estão mais próximos, ou seja, próximos o suficiente para que você possa ir até eles e sentar-se à frente do PC problemático. Em seguida, vamos dar algumas dicas para ajudá-lo em um eventual suporte a distância, por telefone ou internet. Finalmente, algumas sugestões de leitura que você pode indicar a seus tecno-dependentes para que possam resolver seus próprios problemas no futuro.
Herói local
Ninguém sabe tudo. Então, se você não sabe resolver determinado problema, diga. É sempre melhor não ajudar do que piorar a situação. Além disso, você tem sua própria vida e não é obrigado a largar tudo o que estiver fazendo para tentar descobrir porque o antivírus que seu primo instalou está em conflito com o game que ele tanto adora. Seja franco e deixe as pessoas informadas quando não é uma boa hora para pedir auxílio.
Ao sentar frente a um computar com problemas, comece a verificar o básico. Os programas de segurança estão atualizados? Dê uma boa olhada no arquivo msconfig para ver que programas são carregados durante a inicialização do sistema. Se houver uma conexão com a internet, submeta o PC à verificação online de algum serviço gratuito de identificação de malware como o do Kaspersky Lab ou da Trend Micro, ambos em inglês, mas muito fáceis de serem utilizados. Uma dica: grave atalhos desses serviços em seu pendrive para que possa ter acesso a eles nos diversos PCs que for consertar.
Leia também:
Quatro dicas para um PC livre de problemas
Vista: como entender seus problemas e corrigi-los
Problemas de rede: 35 dicas para resolvê-los
Redes: sem fios e sem problemas
Ferramentas de suporte técnico
Aproveite e grave no mesmo pendrive algumas ferramentas e programas portáteis de diagnóstico e reparo. Programas portáteis não necessitam ser instalados em um PC e você pode executá-los diretamente a partir do pendrive.
Eis aqui uma lista de programas que todo herói local deve possuir em seu super-pendrive:
EasyCleaner: Um sistema lento demais pode ter como causa o acúmulo de entradas não usadas no Registro do Windows, geralmente resultantes de instalações malsucedidas e desinstalações de softwares. Este pequeno programa é gratuito e permite vasculhar o Registro em busca de entradas que levam a lugar algum e cria uma lista a partir da qual você pode apagar esses arquivos. Ele permite remover arquivos desnecessários, como temporários, backups e duplicados. O software lista aplicativos e arquivos que parecem não ter importância e deixa o usuário decidir o que deve ser apagado ou não. Há ainda um gráfico em pizza que mostra a quantidade de espaço que os arquivos estão ocupando no seu HD e em pastas individuais.
PC Wizard: A não ser que você tenha um caso de amor com sua máquina, é difícil decorar todo o hardware do seu PC. E pra que tanto trabalho? Basta perguntá-lo o que tem ali dentro. Outro aplicativo gratuito, o PC Wizard detecta todo o tipo de hardware, do adaptador Bluetooth acoplado à especificação do chipset. Atualizações automáticas permitem que o aplicativo reconheça até mesmo os dispositivos mais recentes. O PC Wizard não apenas fornece uma lista com toda a configuração do sistema; ele também testa o que PC faz com toda a parafernália interna.
Undelete Plus: Recupere arquivos que foram eliminados da lixeira ou apagados diretamente em uma janela do DOS ou de um drive da rede utilizando o Undelete Plus. Gratuito, ele faz varreduras no sistema em busca de arquivos nessas situações e ainda em condições de serem recuperados.
Suporte a distância
Ajudar alguém com problemas no PC que não esteja nas proximidades pode se tornar uma tarefa árdua. E, nessas horas, mesmo o seu fiel escudeiro o pendrive salvador - não irá ser de muita serventia se quem está com problemas é sua tia que mora em outra cidade.
Leia também:
15 ferramentas para identificar e corrigir problemas no seu sistema
Descubra onde estão os problemas do Windows
Truques para resolver problemas com portas USB
Como restaurar arquivos do Office que estão com problemas
As regras básicas que mencionamos acima se aplicam com ainda mais força nessas situações. Ainda mais se você não estiver à frente de um computador quando a pessoa que precisa de ajuda te ligar (e se ela também não estiver em seu PC, pior ainda!). O melhor a fazer é combinar um contato para mais tarde, de preferência quando você e seu interlocutor estiverem à frente de seus respectivos PC, se possível rodando o mesmo sistema operacional.
Como você não pode ver a mensagem de erro que está aparecendo, ensine a pessoa a como fazer um print screen para capturas as telas de erro. No Vista e no XP peça para pressionar a tecla Print Screen, selecionar Iniciar, Todos os Programas, Acessórios e Paint. Depois, pressionar, simultaneamente as teclas Ctrl e V, salvar o arquivo e enviar por e-mail.
Se apenas uma tela não for suficiente para identificar o problema, peça que outras telas, de momentos diferentes (por exemplo, imediatamente antes de o problema aparecer) sejam capturadas e enviadas para você.
Abaixo algumas ferramentas de suporte que poderão ajudar:
PC Wizard: Já mencionamos que este é um programa fundamental para qualquer uma que pretenda ser um herói da tecnologia. Apesar de não ser possível criar um relatório completo e único para uso geral, ele permite que se crie relatórios menores sobre diversas categorias, tais como hardware, configuração, etc. Peça que seu interlocutor baixe e execute o programa (lembre-se de que não é necessário instalá-lo). Diga para selecionar uma categoria no painel esquerdo, clicar em File**Save as para que possa salvar o relatório gerado em um arquivo e, depois, enviá-lo por e-mail. Quando receber o relatório, abra-o dentro do PC Wizard para, assim, poder guiar o necessitado nas diversas etapas do resolução do problema.
HijackThis: Este freebie vasculha o PC em busca de configurações suspeitas que possam (ou não) indicar a presença de um malware. Ele cria um arquivo de log que a pessoa pode enviar para que você possa avaliar. Apesar do tecniquês envolvido nesse relatório, existe um grupo de pessoas que pode ajudar você a partir de inúmeras contribuições feitas em um fórum de discussões inclusive com informações em português.
Relatório de check-up do Vista
Se o necessitado está rodando o Windows Vista, ele vai mesmo precisar de muita ajuda. Felizmente, o sistema operacional oferece uma boa ferramenta de relatórios.
Peça ao coitado que clique em Iniciar e depois digitar na caixa de diálogo Relatório de Problemas e Soluções, teclar Enter e selecionar Gerar relatório sobre a saúde do sistema. Com o relatório gerado, peça a seu amigo que clique em Arquivo, Salvar como e depois enviar o resultado disso por e-mail para você.
Leia também:
Como resolver problemas de impressão rapidamente
Dicas para resolver problemas com o monitor
Descubra se há problemas com a memória do seu PC
Instalou e deu problema? Resolva!
Como resolver uma pane na rede
Software de ajuda remota
Nesse ponto, é provável que você esteja esperando que recomendemos um programa de controle remoto. Depois de tudo, o que poderia ser melhor do que poder controlar o PC com problemas do seu irmão a partir da internet? Infelizmente até agora, não encontramos um programa suficientemente fácil de instalar e configurar nem que nós déssemos suporte telefone a você.
Quer uma dica de presente de Natal? Compre pendrives para seus amigos problemáticos e instale neles as ferramentas de você tem em seu próprio. Podemos garantir que eles vão adorar o mimo e deixar de importuná-lo com tanta freqüência.
PC Word