Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Tudo o que você quer é ser prestativo. Quando seus amigos ou familiares têm um problema com o computador é você que eles chamam. Não importa o quanto você conheça de informática, corrigir problemas pode ser um desafio quando se conversa com alguém que não sabe diferenciar a barra de espaços de uma porta USB. Então, algumas vezes, é preciso ajuda para sermos úteis.

Em primeiro lugar, vamos mostrar como ajudar aqueles que estão mais próximos, ou seja, próximos o suficiente para que você possa ir até eles e sentar-se à frente do PC problemático. Em seguida, vamos dar algumas dicas para ajudá-lo em um eventual suporte a distância, por telefone ou internet. Finalmente, algumas sugestões de leitura que você pode indicar a seus tecno-dependentes para que possam resolver seus próprios problemas no futuro.

Herói local

Ninguém sabe tudo. Então, se você não sabe resolver determinado problema, diga. É sempre melhor não ajudar do que piorar a situação. Além disso, você tem sua própria vida e não é obrigado a largar tudo o que estiver fazendo para tentar descobrir porque o antivírus que seu primo instalou está em conflito com o game que ele tanto adora. Seja franco e deixe as pessoas informadas quando não é uma boa hora para pedir auxílio.

Ao sentar frente a um computar com problemas, comece a verificar o básico. Os programas de segurança estão atualizados? Dê uma boa olhada no arquivo msconfig para ver que programas são carregados durante a inicialização do sistema. Se houver uma conexão com a internet, submeta o PC à verificação online de algum serviço gratuito de identificação de malware como o do Kaspersky Lab ou da Trend Micro, ambos em inglês, mas muito fáceis de serem utilizados. Uma dica: grave atalhos desses serviços em seu pendrive para que possa ter acesso a eles nos diversos PCs que for consertar.

Leia também:

• Quatro dicas para um PC livre de problemas

• Vista: como entender seus problemas e corrigi-los

• Problemas de rede: 35 dicas para resolvê-los

• Redes: sem fios e sem problemas

Ferramentas de suporte técnico

Aproveite e grave no mesmo pendrive algumas ferramentas e programas portáteis de diagnóstico e reparo. Programas portáteis não necessitam ser instalados em um PC e você pode executá-los diretamente a partir do pendrive.

Eis aqui uma lista de programas que todo herói local deve possuir em seu super-pendrive:

EasyCleaner: Um sistema lento demais pode ter como causa o acúmulo de entradas não usadas no Registro do Windows, geralmente resultantes de instalações malsucedidas e desinstalações de softwares. Este pequeno programa é gratuito e permite vasculhar o Registro em busca de entradas que levam a lugar algum e cria uma lista a partir da qual você pode apagar esses arquivos. Ele permite remover arquivos desnecessários, como temporários, backups e duplicados. O software lista aplicativos e arquivos que parecem não ter importância e deixa o usuário decidir o que deve ser apagado ou não. Há ainda um gráfico em pizza que mostra a quantidade de espaço que os arquivos estão ocupando no seu HD e em pastas individuais.

PC Wizard: A não ser que você tenha um caso de amor com sua máquina, é difícil decorar todo o hardware do seu PC. E pra que tanto trabalho? Basta perguntá-lo o que tem ali dentro. Outro aplicativo gratuito, o PC Wizard detecta todo o tipo de hardware, do adaptador Bluetooth acoplado à especificação do chipset. Atualizações automáticas permitem que o aplicativo reconheça até mesmo os dispositivos mais recentes. O PC Wizard não apenas fornece uma lista com toda a configuração do sistema; ele também testa o que PC faz com toda a parafernália interna.

Undelete Plus: Recupere arquivos que foram eliminados da lixeira ou apagados diretamente em uma janela do DOS ou de um drive da rede utilizando o Undelete Plus. Gratuito, ele faz varreduras no sistema em busca de arquivos nessas situações e ainda em condições de serem recuperados.

Suporte a distância

Ajudar alguém com problemas no PC que não esteja nas proximidades pode se tornar uma tarefa árdua. E, nessas horas, mesmo o seu fiel escudeiro – o pendrive salvador - não irá ser de muita serventia se quem está com problemas é sua tia que mora em outra cidade.

Leia também:

• 15 ferramentas para identificar e corrigir problemas no seu sistema

• Descubra onde estão os problemas do Windows

• Truques para resolver problemas com portas USB

• Como restaurar arquivos do Office que estão com problemas

As regras básicas que mencionamos acima se aplicam com ainda mais força nessas situações. Ainda mais se você não estiver à frente de um computador quando a pessoa que precisa de ajuda te ligar (e se ela também não estiver em seu PC, pior ainda!). O melhor a fazer é combinar um contato para mais tarde, de preferência quando você e seu interlocutor estiverem à frente de seus respectivos PC, se possível rodando o mesmo sistema operacional.

Como você não pode ver a mensagem de erro que está aparecendo, ensine a pessoa a como fazer um print screen para capturas as telas de erro. No Vista e no XP peça para pressionar a tecla Print Screen, selecionar Iniciar, Todos os Programas, Acessórios e Paint. Depois, pressionar, simultaneamente as teclas Ctrl e V, salvar o arquivo e enviar por e-mail.

Se apenas uma tela não for suficiente para identificar o problema, peça que outras telas, de momentos diferentes (por exemplo, imediatamente antes de o problema aparecer) sejam capturadas e enviadas para você.

Abaixo algumas ferramentas de suporte que poderão ajudar:

PC Wizard: Já mencionamos que este é um programa fundamental para qualquer uma que pretenda ser um herói da tecnologia. Apesar de não ser possível criar um relatório completo e único para uso geral, ele permite que se crie relatórios menores sobre diversas categorias, tais como hardware, configuração, etc. Peça que seu interlocutor baixe e execute o programa (lembre-se de que não é necessário instalá-lo). Diga para selecionar uma categoria no painel esquerdo, clicar em File**Save as para que possa salvar o relatório gerado em um arquivo e, depois, enviá-lo por e-mail. Quando receber o relatório, abra-o dentro do PC Wizard para, assim, poder guiar o necessitado nas diversas etapas do resolução do problema.

HijackThis: Este freebie vasculha o PC em busca de configurações suspeitas que possam (ou não) indicar a presença de um malware. Ele cria um arquivo de log que a pessoa pode enviar para que você possa avaliar. Apesar do tecniquês envolvido nesse relatório, existe um grupo de pessoas que pode ajudar você a partir de inúmeras contribuições feitas em um fórum de discussões inclusive com informações em português.

Relatório de check-up do Vista

Se o necessitado está rodando o Windows Vista, ele vai mesmo precisar de muita ajuda. Felizmente, o sistema operacional oferece uma boa ferramenta de relatórios.

Peça ao coitado que clique em Iniciar e depois digitar na caixa de diálogo Relatório de Problemas e Soluções, teclar Enter e selecionar Gerar relatório sobre a saúde do sistema. Com o relatório gerado, peça a seu amigo que clique em Arquivo, Salvar como e depois enviar o resultado disso por e-mail para você.

Leia também:

• Como resolver problemas de impressão rapidamente

• Dicas para resolver problemas com o monitor

• Descubra se há problemas com a memória do seu PC

• Instalou e deu problema? Resolva!

• Como resolver uma pane na rede

Software de ajuda remota

Nesse ponto, é provável que você esteja esperando que recomendemos um programa de controle remoto. Depois de tudo, o que poderia ser melhor do que poder controlar o PC com problemas do seu irmão a partir da internet? Infelizmente até agora, não encontramos um programa suficientemente fácil de instalar e configurar – nem que nós déssemos suporte telefone a você.

Quer uma dica de presente de Natal? Compre pendrives para seus amigos problemáticos e instale neles as ferramentas de você tem em seu próprio. Podemos garantir que eles vão adorar o mimo e deixar de importuná-lo com tanta freqüência.

PC Word