Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Francisca Britto

Foto: Francisca Britto

Com o soneto intitulado O teu olhar, o poeta e jornalista Zacarias Martins (foto) é o único tocantinense publicado na antologia Panorama Literário Brasileiro 2007/2008, lançada no final de dezembro no Rio de Janeiro pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE), e que reúne trabalhos de autores de todo o país. Em junho do ano passado, esse mesmo poema já havia sido selecionado para a antologia Os Mais Belos Poemas de Amor – 2007, também organizada da CBJE.

Para esta edição, o Conselho Editorial da CBJE selecionou 400 poemas dentre os 6.300 inscritos nas suas seletivas no período entre outubro de 2006 a setembro 2007 e submeteu-os à Comissão Permanente de Avaliação que atribuiu notas de 50 a 100 para cada poema. Cada autor só teve 01 poema inscrito neste processo, sendo considerado também o limite máximo de 30 linhas por poema.

Foram também criados 8 grupos de leitura, cada um composto de 10 leitores, em média - escolhidos a critério dos coordenadores de grupos - e que atribuíram notas de 10 a 50 para cada poema, utilizando exclusivamente o critério de gosto pessoal.

Cada um destes 400 poemas finalistas foi avaliado por 4 membros da Comissão de Avaliação e por mais 20 leitores (Grupos de Leitura), sem que qualquer jurado tivesse acesso às notas atribuídas pelos demais. Computados os totais, foram classificados 150 que obtiveram as melhores pontuações, apresentados, ao lado, em ordem alfabética.

Para Martins é um privilégio participar da antologia com o soneto O Teu Olhar. "Isso também é muito importante por se tratar de um documento histórico, já que nela estão publicados mais de uma centena de trabalhos poéticos considerados entre os melhores produzidos na atualidade.

O AUTOR

Zacarias Martins é autor dos livros Transas do Coração (1978), O Poeta de Belém (1979), Poetar (1980), O Profeta da Felicidade (1984) Vox Versus (1986) e Pinga-Fogo (2004). Também tem trabalhos publicados em várias antologias pelo país afora, uma inclusive com textos traduzidos para o Esperanto. É titular das academias Tocantinense e Gurupiense de Letras e membro correspondente da Academia Brasileira de Jornalismo. Integra também o Conselho Municipal de Cultura de Gurupi e é Secretário-Executivo da Associação Tocantinense de Cronistas Esportivos e Assessor de Comunicação do Hospital de Referência de Gurupi.

João Gomes da Silva

Tags: cultura