Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Comer em casa ficou 12,39% mais caro no ano passado, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já a alimentação fora do domicílio pesou 7,67% mais no bolso dos brasileiros.

Considerando apenas o mês de dezembro, a alimentação no domicílio ficou 2,52% mais cara e a fora de casa, 1,13%, na comparação com o mês anterior.

Vale lembrar que o cálculo do IPCA abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre um e 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos, e residentes nas áreas urbanas das regiões brasileiras.

Variações pelo INPC

De acordo com o cálculo do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), também do IBGE, comer em casa pesou 13,28% mais no bolso dos brasileiros em 2007, contra 7,84% de variação da alimentação fora do domicílio.

No último mês do ano passado, enquanto se alimentar no domicílio ficou 3,06% mais caro, fora dele a alta foi de 1,22%.

A população-objetivo do INPC abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre um e seis salários mínimos, cujo chefe é assalariado em sua ocupação principal e residente nas áreas urbanas das regiões.

Fonte: InfoMoney

Tags: Economia