Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Os interessados em participar da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, marcada para o próximo dia 09, na Escola de Tempo Integral da Região Norte, Padre Josimo Tavares, podem efetivar o seu credenciamento pessoalmente na sede da secretaria de Juventude e Esportes até o dia 8 de fevereiro. As Conferências Municipal e a Estadual, prevista para março, são etapas preparatórias, que culminarão no momento nacional, marcado para abril próximo, onde serão consolidadas políticas públicas para o segmento juvenil.

Com o tema "Políticas de Juventude – Novos Rumos" a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude é realizada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes (Sejuves), e será de livre participação para todos os segmentos da sociedade. Contando ainda, com a participação de observadores de diferentes entidades da sociedade civil e do poder público, estimulando a maior diversidade possível de identidades nas discussões.

Para fazer o credenciamento é necessário apenas apresentar o documento de identidade. O serviço é oferecido entre 12 a 18 horas na sede da Sejuves e também na Escola de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares, das 14 às 15 horas. As fichas de inscrição e o regimento interno da Conferência, também, estão disponíveis no site: www.palmas.to.gov.br.

O Secretário da Sejuves, Mauro Mota, explica que a etapa municipal tem ainda como objetivo a escolha de delegados para participação nas etapas estadual e nacional. Serão eleitos 24 delegados para a etapa estadual, sendo oito pertencentes ao poder público e 16 pertencentes à sociedade civil; e dois representantes para a etapa nacional, sendo um pertencente ao poder público municipal e um pertencente à sociedade civil organizada. A candidatura a delegado deverá ser feita no mesmo dia e local de realização da 1ª Conferência Municipal. Devendo o candidato preencher no ato, o formulário de candidatura, que será disponibilizado pela Comissão Municipal Organizadora.

Para o Prefeito Raul Filho a conferência atende a uma reivindicação histórica dos jovens palmenses. "Esse encontro oportunizará a criação de um fórum para debater os desafios e afirmar os direitos do segmento jovem, fortalecendo a relação entre o governo e a sociedade civil para uma maior efetividade na definição das prioridades e diretrizes que possam potencializar as iniciativas públicas direcionadas a população palmense que tem entre 15 e 29 anos de idade", destacou o prefeito.

Durante o encontro será debatido três sub-temas nas palestras e seis eixos temáticos na formação de grupos de trabalho.

Subtemas:

I – Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento;

II – Parâmetros e diretrizes da Política Nacional de Juventude;

III – Desafios e Prioridades para as Políticas Públicas de Juventude em Palmas.

Eixos temáticos :

I – Participação, Democracia e Cidadania: Reconhecimento da juventude como ator social;

II – Educação: Mundo do jovem x Mundo da escola;

III – Trabalho, Geração de Renda e Desenvolvimento: Qualificação e oportunidades;

IV – Cultura e Juventude: Direito a produção e fruição;

V – Vida Segura e Qualidade de Vida: Políticas afirmativas para o bem estar do jovem;

VI – Esporte e lazer: Direito e importância na juventude.

 

Fonte: Ascop

Tags: Juventude, Palmas