Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Uma missão técnica se prepara para viajar à maior feira do mercado de frutas do mundo, a Fruit Logística 2008, que acontecerá em Berlim entre 7 e 9 de fevereiro. Participará do evento uma comitiva composta de 14 representantes de várias instituições ligadas à produção e comercialização do abacaxi no Tocantins como Sebrae, Faet, Fieto/Iel, Fecomércio, Unitins-Agro, Cooperfruto, Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seagro) e Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Sic).

Segundo o diretor superintendente do Sebrae, Paulo Massuia o objetivo é o de ampliar o universo comercial do produto abacaxi. “Com o apoio do Sebrae, a Cooperfruto passou a fornecer o produto para outros Estados, de sorte que hoje micro e pequenos produtores, inclusive assentados, podem comercializar o abacaxi para grandes centros. Agora a próxima meta é o mercado externo”, informou Massuia.

O foco principal de participação na Fruit Logística é o de realizar contatos para futuras relações comerciais e abrir espaço no mercado internacional para a venda do abacaxi tocantinense. A missão é resultado da parceria entre o Sebrae e o Governo do Estado por meio da Seagro e Sic, a qual possibilitará aos cooperados da Cooperfruto novos contatos para a venda do produto abacaxi no comércio exterior.

“A participação de empresas e cooperativas, que desejam alcançar o mercado internacional, em grandes feiras setoriais e multisetoriais de alimentos, é uma das formas de obter sucesso e visibilidade no mercado global, o que muitas vezes representa apenas o início de um relacionamento que pode resultar numa grande parceria”, completa o Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae (CDE), Júnior Marzola.

Durante a feira a comissão tocantinense participará de um workshop sobre o potencial do mercado no leste europeu e da Alemanha como porta de entrada para os produtos brasileiros. Os integrantes da comissão participarão de seminários e mostras de novas tecnologias para o setor de frutas. Na oportunidade serão realizadas várias reuniões com empresas compradoras de frutas de países como a Espanha e Holanda para tratar de assuntos relacionados ao comércio do abacaxi.

Após a realização da feira, a comitiva fará uma visita técnica ao maior supermercado de Berlim, o Kaufhaus des Westens, além de visitar outros supermercados em Madri, na Espanha, e um grupo comprador de frutas em Lisboa, Portugal.

Cooperfruto

A cooperativa, sediada em Miranorte, iniciou suas ações em agosto de 2006. Os cooperados comercializam toda a produção de abacaxi com redes atacadistas e varejistas. A Cooperfruto foi criada para minimizar problemas no que se refere à comercialização e tem conseguido grandes avanços neste sentido. Em janeiro de 2007, fechou parceria com o Carrefour para o fornecimento de abacaxi Pérola GO (selo concedido pela rede Carrefour para os produtos hortifrutigranjeiros adequados dentro da responsabilidade social, econômica e ambiental). A comercialização tem sido dicerionada principalmente para as praças de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Brasília. Hoje, a Cooperfruto é a maior produtora de abacaxi pérola do Tocantins e conta com cerca de 50 produtores cooperados.

A cooperativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento do Abacaxi na Região Central do Tocantins (Darc) desenvolvido pelo Sebrae e parceiros. Tem o objetivo de organizar e fortalecer o setor produtivo do abacaxi, através do cooperativismo, visando o aumento da produtividade, qualidade, comercialização e bem estar do produtor rural.

São parceiros do Projeto Darc o Governo do Estado, através da Adapec e Ruraltins, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Faet, Senar, Universidade Federal de Tocantins (UFT), Sebrae, Sindicato dos Produtores Rurais de Barrolândia e Sindicato dos Produtores Rurais de Miracema, além das prefeituras de Barrolândia, Miracema e Miranorte.

Fruit Logística 2008

A feira é uma das mais importantes para o setor de frutas e hortaliças do mundo e recebe visitantes de centenas de países. Abrange, além do mercado de frutas frescas e secas, o mercado de hortaliças, nozes, produtos ecológicos, prestação de serviços, transporte e técnicas de armazenagem.

Com o apoio da Câmara Brasil-Alemanha, o Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF) é a entidade organizadora do pavilhão brasileiro na Fruit Logística. Na última edição o evento contou com a participação de 43 mil visitantes de mais de 100 países. Este ano a delegação brasileira será composta de 52 empresários, produtores rurais e membros de cooperativas, entre eles representantes do Tocantins.

Fonte: Ascom Sebrae