Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fred Alves

Foto: Fred Alves

Um grupo de 27 alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares, localizada na região Norte de Palmas, teve uma aula diferente na manhã desta terça-feira, 25. Os estudantes do 7º ano de ensino médio participaram de uma atividade de campo às margens do Córrego Cachimbo. A ação faz parte da programação da Festa Anual das Árvores, que acontece de 24 a 27 de março, uma iniciativa do governo do Estado, por meio do Naturatins, onde estão sendo realizadas atividades ambientais voltadas ao público escolar e à comunidade.

Durante a aula, a inspetora de recursos naturais Angélica Beatriz, auxiliada por técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental do Naturatins, abordou o trabalho de recuperação da mata ciliar do Córrego Cachimbo, que técnicos do Naturatins e de vários órgãos parceiros estão realizando, desde dezembro de 2007, para recuperar 1,6 hectares de mata ciliar de 14 chácaras que foram degradadas, localizadas ao longo do manancial que fica no entorno de Palmas.

A técnica informou que o trabalho pretende sanar problemas como o desmatamento, desvio do leito e a retirada da mata ciliar das margens do córrego. Ela explicou que estão sendo realizadas ações como a retirada de entulhos para outro local distante das margens, construção de bueiros nos locais de travessia de veículos e pedestres, atividades de educação ambiental e retirada das construções dentro do trecho de proteção da APP – Área de Preservação Permanente. O Naturatins também colaborou na recuperação da área degradada através do plantio de quase 2 mil mudas, campanhas de conscientização, cadastro de moradores e assistência à regularização dos proprietários rurais.

“Vale ressaltar que, nos dois próximos anos o órgão continuará acompanhando o desenvolvimento das mudas e a recuperação das matas ciliares. Em abril iniciaremos ações de comunicação comunitária e de educação ambiental para conscientizar e envolver os moradores da região na preservação do córrego”, informou Beatriz.

Na ocasião, os alunos, que têm entre 10 e 12 anos e integram um projeto pedagógico de formação de agentes ambientais multiplicadores, tiveram a oportunidade de participar da primeira aula prática sobre o tema. A professora de educação ambiental Altair Viana, que acompanhou a animada e atenta turma, relatou que ao retornarem à sala de aula, os educandos irão realizar atividades de percepção e fotografia ambiental, além de realizarem seminários para as outras turmas, onde irão transmitir os conhecimentos adquiridos durante a aula de campo, além de produzirem textos nas aulas de Português sobre a experiência vivenciada fora do ambiente de sala de aula.

Quem gostou da idéia foi Juliane Carvalho, de 12 anos. Atenta, a garota anotou todas as informações repassadas pelos técnicos e mostrou que, apesar da pouca idade, começa a criar consciência da necessidade de se preservar os recursos naturais. “É uma pena que algumas pessoas ainda desmatem as margens do córrego. Quero escrever um texto para informar que isso é errado”, contou a pequena estudante. Já Alehrandro Aquino, também de 12 anos, deu um recado a quem gosta de poluir: “Se a comunidade ajudasse não jogando lixo e nem desmatando, o córrego não teria ficado do jeito que está”.

Programação

A programação da Festa Anual das Árvores prossegue nesta quarta-feira, 26, às 8h, quando será lançado o projeto de arborização da Escola Municipal de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares. Na atividade será realizada uma mobilização da comunidade escolar com plantio de mudas por parte dos alunos.

À tarde, das 15h às 17h, acontece o lançamento da campanha “Adote uma árvore”, na Creche Comunitária Monte do Carmo, que fica no setor Taquari, região Sul de Palmas. Na oportunidade, serão repassadas informações sobre a importância da árvore e distribuídas mudas de espécies e camisetas da Campanha da Árvore às crianças.

Já na quinta-feira, 27, último dia de programação, será realizada uma exposição de árvores frutíferas e distribuídas mudas para os participantes da III Conferência Estadual, que acontece na Escola Técnica Federal de Palmas.

Fonte: Secom