Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Nesta 5ª edição do Prêmio, o Tocantins teve recorde de inscrições com a participação de 21 prefeituras. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) anunciará no dia 31/03, às 19h, no auditório do Sebrae, o resultado do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

O vencedor de cada categoria receberá troféu, selo Prefeito Empreendedor e representará o Estado na disputa nacional. Além destes, receberão o selo de Prefeito Empreendedor os municípios que contribuíram criando ações empreendedoras para o desenvolvimento municipal e incentivo à formalização das micro e pequenas empresas em suas cidades.

A comissão avaliadora composta por representantes do Banco do Brasil, Exército Brasileiro, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) reuniram-se no Centro de Educação Empresarial do Sebrae, no dia 14/03, para a avaliação dos candidatos. Desta reunião foram escolhidos os finalistas da categoria regional e categoria “Ação Destaque” do Prêmio.

A primeira etapa do Prêmio acontece em nível estadual. Os projetos enviados até o mês de fevereiro deste ano passaram por uma habilitação e depois um pré-julgamento. Então surgiram os finalistas que receberam as visitas técnicas da comissão julgadora para comprovar os resultados, estando aptos ao julgamento final.

A premiação nacional será realizada durante a XI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, mais conhecida como Marcha dos Prefeitos, que acontecerá de 15 a 17 de abril, na capital federal. O prêmio nacional será disputado pelos vencedores de cada Estado, quando serão reconhecidos dez prefeitos empreendedores, sendo cinco de cada região do país - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste - e cinco destaques nacionais temáticos. Os vencedores conhecerão um centro de empreendedorismo na Itália.

A cerimônia de entrega do prêmio contará com a participação de um dos grandes nomes da gestão pública no Brasil, Ricardo Wahrendorff Caldas. Ele é economista, Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UNB), Doutor em Relações Internacionais pela University of Kent at Canterbury/Inglaterra, além de possuir pós-doutorados em Harvard, Columbia University e na USP/SP, tendo escrito mais de dez livros, nos últimos 10 anos. A presença de Wahrendorff, ministrando a palestra “Cidades Empreendedoras” será um dos grandes momentos da noite de premiação.

Municípios que disputaram o Prêmio

Os municípios tocantinenses que estão participando da disputa são Araguaçu, Augustinópolis, Bernardo Sayão, Caseara, Colinas do Tocantins, Combinado, Dianópolis, Guaraí, Miracema do Tocantins, Miranorte, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional, Pugmil, Riachinho, Santa Fé do Araguaia, Santa Rosa do Tocantins, São Valério da Natividade, Tocantinópolis e Wanderlândia.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae-TO